A Comunidade de São Pelegrino, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Antônio Prado, viveu um momento de fé e esperança no sábado, 20 de maio, com a bênção e colocação da pedra fundamental no terreno onde será construída a nova igreja. O evento, marcado por emoção e devoção, contou com a presença do bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, o pároco, padre Kleiton Pena, o vigário paroquial, padre Lucivan Francieski e um grande número de fiéis da comunidade, bem como, autoridades civis, dentre elas, o prefeito de Antônio Prado, Roberto José Dalle Molle.
Dom José destacou a importância desse momento como um marco de renovação e esperança para todos os presentes. Em suas palavras, ele ressaltou a relevância da nova igreja não apenas como um espaço físico, mas como um símbolo da fé e do compromisso dos fiéis em viver em comunidade. “O que vi aqui é um viver em comunidade, as pessoas se unindo para construir um espaço sagrado, onde possam como “Povo de Deus” celebrar a sua fé e acima de tudo receber a formação que precisa como povo a caminho. Aqui, esta comunidade irá se alimentar com o Pão da Palavra, mas também com o Pão da Eucaristia”
A pedra fundamental foi abençoada pelo bispo e representa o próprio Jesus Cristo, a base sólida sobre a qual a comunidade irá se edificar, foi colocada no local de destaque, aos pés do novo campanário e, embaixo dela, objetos e documentos que registram a história da comunidade e o momento de sua bênção. Muitos fiéis choraram de emoção enquanto acompanhavam o rito.
Segundo o pároco, padre Kleiton Pena, a comunidade formada em 2005, vem trabalhando para construir a própria igreja. “São quase 20 anos que as lideranças estão se preparando para construir, e hoje, estar aqui na presença do bispo e da comunidade reunida é um passo importante. A nossa fé é estar sobre o Cristo e essa pedra é para nós sinal do Cristo que sustenta toda a Igreja.”
A construção da igreja de São Pelegrino será realizada ao longo dos próximos meses, com o envolvimento ativo da comunidade. Conforme o projeto, a igreja contará com sacristia e um anexo, com uma sala multiuso e banheiros. A comunidade já recebeu a aprovação da Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra e do Conselho de Assuntos Econômicos da Diocese. A previsão é que a igreja seja inaugurada no próximo ano, o projeto da capela foi desenhado pela Arquiteta Fernanda Marin e sua arquitetura ousada impressiona pela beleza e modernidade.
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor