GCM e DMT de Bento completam cinco meses utilizando câmeras corporais

A segurança pública é uma das bases prioritárias da prefeitura de Bento Gonçalves. Com o propósito de qualificar ainda mais as ações das equipes, em dezembro do último ano, os agentes começaram a utilizar câmeras acopladas ao corpo, que registra todas as ações realizadas em tempo real. Ao total o município alugou 20 câmeras, que estão sendo utilizadas pela GCM e também pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT). Todas as imagens captadas durante as operações ficam armazenadas no centro de tecnologia da própria Secretaria de Segurança.

O comandante da GCM, Marcelo Gonçalves Pereira, comentou sobre a contribuição dos equipamentos no combate à criminalidade. “As câmeras corporais vieram como uma importante ferramenta para dar credibilidade e confiança às ações e condutas dos agentes da GCM. Com o uso das câmeras há clareza nas intenções e comportamentos, tantos dos agentes quanto da população que se relaciona. Além disso, as ferramentas de gravação de imagens se mostraram um instrumento satisfatório em ações de fiscalização”.

Conforme o oficial, já ocorreram situações em que foi necessário recorrer às imagens gravadas pelas câmeras corporais para averiguar um determinado fato. “Houve casos em ocorrências de operações de “blitz de trânsito”, por exemplo, com fuga do local da fiscalização. No momento da abordagem a pessoa havia se negado da prática delituosa e não aceitou a fiscalização, questionando a competência dos agentes da GCM, porém com o uso do recurso de imagens, foi possível reverter o quadro e assegurar a segurança de todos”.

O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, também ressaltou sobre a importância da utilização das câmeras corporais. “Agora que o equipamento está em pleno uso no dia a dia, é observado que as imagens estão contribuindo na proteção destes agentes públicos nos casos de falsas acusações. Também é observado que está ocorrendo a mitigação das reações das pessoas em conflito com a lei, pela percepção de que estão sendo filmadas, e consequentemente, não tem há necessidade de uso progressivo da força nas ações intimidatórias por parte dos agentes públicos”.

O Secretário salienta que “a utilização das câmeras corporais nas operações vem sendo de suma importância pelo fato de que estamos armazenando as imagens dos atendimentos de nossas ocorrências, operações e apoios as demais Instituições. O próprio agente às vezes acaba não visualizando tudo que a câmera pode armazenar, fora a facilidade de que poderá ser visualizado posteriormente e resolver uma cena de um determinado acontecimento que o servidor viu em uma única vez e que foi muito rápido”.

Os equipamentos são alugados, incluindo as câmeras e as estações (dock stations), a chamada caixa onde diariamente são baixadas as imagens para armazenamento.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco

PG

error: Conteúdo Protegido