O projeto conta com temáticas diferentes em cada encontro. Os jovens têm aulas teóricas e práticas quinzenalmente, sobre diversos temas, dentre eles: empreendedorismo, confecção de currículo, dentre outros temas para formação pessoal e profissional de cada jovem.
Os adolescentes são selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo as condicionalidades do Cadastro único, da assistência social.
Nesta terça-feira (16), ocorreu a segunda aula do projeto, contando com a participação das enfermeiras Jamila Cardoso, que ministrou uma palestra sobre higiene e bem-estar e com a enfermeira e coordenadora do setor da saúde da mulher, Letícia Cainelli.
A diretora do SENAC, Rosângela Jardim, esteve presente na atividade, e comentou sobre o diferencial das aulas ocorrerem na instituição. “Essa é a oportunidade que os jovens têm, não só de se inserir com o ambiente do mercado de trabalho, mas ter uma experiência mais significativa a medida que o próprio local permite isso, que possam sair do lugar onde estão, e conviver com outros alunos e aprendizes que temos na escola. Considerando que são jovens entre 14 e 16 anos, a medida que damos a oportunidade de aproximar a outros profissionais, se abrem um pouco e podem participar de processos seletivos com mais facilidade”.
A enfermeira Jamila, destacou sobre a aula sobre higiene com os jovens. “É muito importante a oportunidade para virmos falar sobre os hábitos de higiene para um público que está começando a entrar no mercado de trabalho. Falar um pouco sobre educação e saúde para eles faz toda a diferença, ainda mais que é importante se prepararem bem para quando iniciarem um trabalho”.
A Primeira-dama Cláudia Remus também destacou acerca de mais um projeto Transformando Vidas. “Estamos iniciando mais um belo projeto, que tem por objetivo preparar os nossos jovens para o mercado de trabalho. Estamos contentes com o número de inscrições realizadas e isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Certamente eles irão sair daqui ainda mais preparados para encarar a vida profissional”.
A palavra dos jovens
O jovem Eduardo Soares tem 14 anos e já projeta a vida profissional. “É muito bom estar participando deste projeto. Eu penso em melhorar o meu desempenho para ter oportunidades. Eu e minha família conversamos e decidimos que seria interessante participar, para que em breve eu consiga trabalhar”.
O jovem Lucas de Matos, 15 anos, sonha em ser médico e também já faz planos para o primeiro emprego.“Eu mesmo vim atrás, porque faz tempo também que estou querendo trabalhar. Com o Senac sei que vou conseguir. Eu estou gostando bastante, também porque aqui a gente faz amizades, então é bem legal, além de aprendermos bastante. Eu quero ser neurocirurgião, e tenho visto filmes que me inspiram nisso. Eu sempre gostei de medicina”.
O sonho e planos de uma profissão já enchem de esperança e otimismo alguns dos adolescentes do Transformando Vidas. A jovem Chaiane de Paula Ribas, 15 anos, também planeja o seu futuro. “Eu sonho em estudar Engenharia, e sei que aqui eu posso evoluir muito e aprender juntamente com meus colegas. Eu me interessei pelo curso, achei lega la ideia, e por isso quis vir fazer. Eu estou com boas expectativas”.
A jovem Leonides Ferrão tem 15 anos, e como seus colegas, também está com boas expectativas para o futuro. “Eu penso em cursar Letras, e minha mãe me incentivou a vir participar do projeto, sabendo que será muito interessante. Foi então que eu resolvi vir fazer o curso. A expectativa é de ter boas aulas e fazer amizade também”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
KPJ
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor