Um morador residente da rua Maximiliano Tranquilo Bortolini, bairro São Vendelino, em Bento Gonçalves, é investigado por transação bilionária. A confirmação deu-se em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 16, na sede da Receita Federal, em Caxias do Sul. Segundo o Delegado da Polícia Federal, Noerci Melo, esse indivíduo não teria suporte para realizar grande movimentação financeira.
Operação Gauteng
A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram a Operação Gauteng, para desarticular organização criminosa dedicada a fraudes fiscais com atuação nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. As investigações apontaram para a existência de um esquema de emissão de notas fiscais falsas para a obtenção de benefícios fiscais no segmento de metais e sucatas, envolvendo diversas empresas em, pelo menos, quatro Estados da Federação. Diversas empresas foram abertas em nome de interpostas pessoas (laranjas), beneficiárias do Auxílio Emergencial, que movimentaram quantias expressivas em contas bancárias.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e de sonegação fiscal. No RS, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Porto Alegre foram alvos da Receita Federal e Polícia Federal.
Participaram na coletiva de imprensa:
Superintendente da Receita Federal, Altemir Linhares de Melo, Auditor-Fiscal, Marcelo Izaguirre e Delegados da Polícia Federal, Noerci Melo e Claudino Oliveira.
Foto: Unidade Móvel da Rádio Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor