A Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, uma das manifestações religiosas mais tradicionais da Serra Gaúcha, pode virar patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul. Recentemente, o vereador de Farroupilha, Juliano Baumgarten (PSB), entrou com requerimento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), em Porto Alegre, solicitando o registro da Romaria, que neste ano chega a sua 144ª edição.
“Formalizamos a solicitação ao diretor do IPHAE, Carlos Renato Savoldi, que afirmou ter sido o primeiro pedido oficial para transformá-la em patrimônio cultural imaterial. Também nos reunimos com o reitor do Santuário de Caravaggio, Padre Ricardo Fontana, e com o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), professor Gelson Rech. Houve um acolhimento bastante positivo da proposta e a adesão significativa de ambas as partes. Está em curso a valorização do nosso patrimônio”, afirmou ao destacar a parceria do ex-prefeito de Farroupilha, Pedro Pedrozo (PSB), na jornada.
O parlamentar socialista já havia apresentado um Projeto de Lei (PL) na Câmara para o reconhecimento em nível municipal, porém o Executivo não acatou o pedido. “Agora, com o documento protocolado no IPHAE, esperamos que o projeto seja analisado”.
Com pautas do mandato voltadas à cultura e preservação da história, o vereador Juliano, que também é professor de história e historiador, destaca a relevância da peregrinação. “A Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio movimenta mais de 300 mil pessoas e vai muito além da fé, apesar da Região da Serra, uma das mais importantes para o desenvolvimento econômico do Estado, ter crescido alicerçada na fé e na religiosidade de seu povo. Ela representa esperança e a celebração de Nossa Senhora de Caravaggio é hoje um dos eventos mais importantes do estado e do país. Ao registrá-la como patrimônio cultural imaterial reconhecemos sua importância como legado para as futuras gerações”.
Fonte: Ascom PSB/RS
PG
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco