Após a aprovação de mais de 51 mil estudantes que retornaram ao convívio escolar em 2023, a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, nesta sexta-feira (12/5), a abertura da formação continuada dos Estudos de Recuperação das Aprendizagens. O objetivo é que a ação, que visa mitigar os impactos da pandemia na educação, bem como recuperar os alunos infrequentes, seja realizada sempre ao longo de cada trimestre do ano letivo. A capacitação, realizada na sede da UniSenac, no centro de Porto Alegre, contou com a presença de coordenadores regionais e assessores pedagógicos das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
Conforme o subsecretário de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Marcelo Jerônimo, o Rio Grande do Sul possui taxas de aprovação abaixo da média nacional. “É preciso mudar a cultura da reprovação e buscar mecanismos que proponham uma corresponsabilização e uma ação em rede para modificarmos o cenário educacional. Queremos que, ao longo de cada trimestre, os alunos recebam um material individual e personalizado com os componentes curriculares que precisam ser reforçados”, explicou Jerônimo.
De acordo com a diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica, Letícia Grigoletto, a formação continuada visa garantir novas estruturas que criem um ambiente de consolidação das aprendizagens que foram prejudicadas pela pandemia. “Temos que conhecer cada uma das estratégias que nossos professores podem utilizar para que os estudantes permaneçam em sala de aula. Elaboramos um material muito importante que busca agregar e proporcionar o planejamento de metodologias para serem utilizadas em sala de aula”, destacou a diretora.
Fonte: Seduc-RS
Foto:Vanessa Soares
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor