A escola é uma das referências de educação de Bento Gonçalves. Sua trajetória se confunde com a expansão do próprio bairro Vila Nova e do Distrito Industrial. Em 2023, o educandário atende 440 alunos e conta com um quadro de 60 funcionários, e passou a atender dois jardins de turno integral, A e B.
A diretora Jacqueline Karkaba evidencia que “estamos atendendo a quarta geração de alunos. São filhos de pais, avós, avôs, aqui do bairro. Isso reflete de como a escola é um local de pertencimento. E esses laços fazem parte de uma história a qual trabalhamos com os alunos diversas ações como releituras deste processo educacional, assim como, do porquê a escola se chama Princesa Isabel”.
A EMEF Princesa Isabel recebeu esse nome alusivo ao fato histórico da assinatura da Lei Áurea ter assinado em 13 de maio, abolindo a escravidão. A homenagem se evidencia em trabalhos espalhados pelos corredores do educandário aludindo à personagem tão importante para a liberdade, bem como, de álbuns de fotos de promoção e participação de eventos e maquetes da estrutura física. Todos os anos realizaram a releitura criando um mosaico de visões e perspectivas demonstrando o apreço e o carinho pelo educandário.
Um item chama a atenção. A criação do jornal Espaço & Comunicação, lançado em dezembro de 2000. Entre os assuntos da capa está a história da escola, projetos realizados em 2000, gincana ecológica e dicas de como estudar.
Maicon Rodrigues, aluno da escola desde 2015 e atualmente está no 9º ano, ressalta que a EMEF Princesa Isabel significa “uma família. A escola me acolheu e estão sempre me ensinando; todos os dias aprendo uma coisa nova”.
Pietra Quevedo da Rosa, está na escola desde o 1º ano e está completando o Ensino Fundamental, “é um lugar de apoio e quero que a escola complete mais 84 anos, pois eu quero outros alunos vivenciam o melhor que ela pode oportunizar”.
Nicole de Moura, estudou no educandário e hoje é monitora.“É muito bom voltar para cá, pois faz parte da minha infância. Eu desejo que a escola cresça cada vez mais”.
A EMEF Princesa Isabel tem como projeto norteador “Oportunidades Sustentáveis” que tem como objetivo a construção da identidade e cidadania, para formar cidadãos conscientes e críticos capazes de modificar o meio em que vivem, para tenham perspectivas de novos recursos de subsistência que acreditem nessas possibilidades. Dessa forma, o projeto vai promover o encontro entre sustentabilidade e o mundo do trabalho, incentivando experiências positivas e atividades que desenvolvam a consciência sustentável e conhecimento de profissões.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta que “a oportunidade de comemorar 84 de uma escola mostra que a educação está presente na vida desta comunidade a várias gerações, o crescimento da mesma e a participação da comunidade escolar são prova da sua importância. Muitas pessoas fizeram parte desta história, aprenderam e trocaram aprendizagens, construíram a trajetória da escola e do bairro que hoje é tem em sua constituição diferentes serviços. É um grande orgulho verificar que a escola fez e continua fazendo a diferença na vida das pessoas que ali passam, sempre acolhidos e participando do processo de construção do conhecimento com equipes de profissionais de referência. Parabéns à EMEF Princesa Isabel e a toda a comunidade escolar”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor