Bento Gonçalves sediou na terça-feira (9/5) a segunda Reunião Regional promovida pela Fecomércio-RS, em 2023. O encontro contou com a participação de dirigentes e representantes de diversos sindicatos de cidades da região da Serra. Compondo a mesa estava o presidente da Fecomércio-RS, Luis Carlos Bohn, e o presidente do Sindicato Regional de Bento Gonçalves e vice-presidente da Federação, Daniel Amadio.
Presente na abertura do encontro, o prefeito de Bento Gonçalves Diogo Siqueira deu as boas-vindas a todos, agradecendo o trabalho do Sindilojas Bento, do Sesc e do Senac no município. “Temos de estar ao lado das entidades e aproveito a oportunidade para parabenizar o trabalho de todos vocês em prol da nossa região. Sejam todos bem-vindos”, disse ele.
Ao dar início à reunião, o presidente Luis Carlos Bohn agradeceu a receptividade e explicou que as reuniões regionais tem por finalidade discutir as pautas de interesse dos líderes sindicais, trocando experiências e buscando o fortalecimento dos sindicatos.
Perfil da Região
O gerente da Assessoria para Relações Governamentais, Lucas Schifino, apresentou o mapa político eleitoral e o perfil da localidade. No cenário exposto com relação à geração de emprego e renda, o maior setor é o do comércio de bens e serviços. Entre os apontamentos trazidos, destaca-se a forte participação da indústria (33,2%) e serviços (46%) no PIB regional. Schifino também demonstrou a evolução e as melhorias implantadas na plataforma Representa+, que conta atualmente com 230 projetos. A ferramenta tem como objetivo incentivar a participação ativa dos empresários na formulação das leis que impactam direta ou indiretamente seus negócios. Segundo ele, ainda, estão previstos o envio de vídeos pílulas com esclarecimentos sobre os projetos para que os sindicatos divulguem entre os seus associados, bem como a inclusão de projetos municipais por parte das entidades. Outra inovação será disponibilizada com o Painel de Monitoramento dos Sindicatos.
Reforma trabalhista
Logo em seguida, a Gerente do Núcleo Jurídico Trabalhista e Sindical, Marcia Duarte, trouxe uma análise atual da proposta de reforma trabalhista sindical e temas que sugerem uma revisão. Entre eles, a regulamentação do trabalho em plataforma, trabalho intermitente, ultratividade, fonte de custeio sindical e a regra do salário mínimo nacional.
Arcabouço fiscal
Um dos questionamentos trazidos pelo presidente do Sindilojas Regional de Bento, Daniel Amadio, foi com relação ao arcabouço fiscal. Para isso, a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patricia Palermo, esclareceu tópicos sobre a questão e explicou como funciona a substituição do teto de gastos. Outro tema em pauta foi a Reforma Tributária e suas implicações, esclarecidas por Moisés Lucchese Mendes, do Núcleo Jurídico Tributário.
Pautas regionais
O segundo momento da reunião foi dedicado à escuta das demandas dos sindicatos. Entre elas, a preocupação dos líderes sindicais sobre a compra de produtos importados da China sem tributação; atualização da tabela do Simples Nacional; solicitação de prorrogação para as mudanças referente à nota fiscal no RS (regulamentadas a partir do Decreto Nº 56.670, que trata da vinculação do comprovante de pagamento eletrônico com a NFC-e); comércio indígena, comércio irregular de ambulantes e como orientar as prefeituras; a compra de vagas na rede de ensino e as imposições da legislação sobre acessibilidade nas escolas e, atualmente também, a obrigatoriedade de segurança privada nas escolas. Outro tema levantado foi sobre a intensificação no trabalho de redução da carga tributária interna, com base nas argumentações da não taxação dos sites chineses.
Estiveram representados no encontro o Sindilojas Regional de Bento Gonçalves, o Sindilojas Caxias do Sul, Sirecom Nordeste, Sindigêneros Caxias do Sul, Sinpré de Caxias do Sul, Sindilojas de Nova Prata, Sindilojas Farroupilha, Sindicato Região das Hortênsias, Sincopeças-RS, Sindióptica-RS, Sindiatacadista de Materiais de Construção, o vice-presidente da Fecomércio-RS, Gerson Nunes Lopes, o vice-presidente da Fecomércio-RS, José Celso Miola, o diretor regional do Senac, Ariel Berti, a diretora regional do Sesc, Sandra Lindorfer, e colaboradores do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc / Senac.
Fonte e fonto: Fecomércio-RS / Comunicação
PG
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa