Encontro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, teve como objetivo refletir sobre a mensagem do Papa Francisco para a data, em 21 de maio de 2023, com o tema: “Falar com o coração”, e articular a Pastoral da Comunicação diocesana
Mais de 20 comunicadores de seis das sete Regiões de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, bem como representantes dos movimentos de evangelização e pastorais, estiveram reunidos durante a manhã do sábado, 06 de maio, no Encontro de Comunicadores. A atividade promovida pela Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul e pela Pastoral da Comunicação foi realizada no Centro Diocesano de Formação Pastoral, em Caxias.
No primeiro momento, a oração recordou o Ano Vocacional do Brasil com a proclamação do texto dos Discípulos de Emaús e a partilha do pão. O segundo passo foi a apresentação de cada comunicador e comunicadora que esteve no encontro, para mostrar a unidade da Igreja na diversidade de carismas e realidades.
Na sequência, o jornalista e doutor em Letras, Tales Giovani Armiliato, conduziu um momento de formação e reflexão a partir da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A data é celebrada sempre no Domingo da Ascensão do Senhor, neste ano em 20 e 21 de maio. Em 2023, o Pontífice escolheu como tema: “Falar com o Coração” e o lema “Testemunhando a verdade no amor” (cf. Ef 4,15).
O jornalista, em sua assessoria, pontuou cada um dos aspectos trazidos por Francisco neste que é um escrito que faz parte do que se pode dizer “trilogia” da comunicação no processo do Sínodo dos Bispos 2021-2024. Tales recordou que Francisco, em seu jeito de escrever e se comunicar, não apresenta somente um problema ou uma solução, mas faz a ponte entre as dores e alegrias nas quais o diálogo, a cordialidade e a humanização podem ajudar a fazer um caminho de escuta de Deus e dos homens.
A segunda metade da manhã versou diretamente sobre a estrutura da comunicação na Diocese de Caxias do Sul. O coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, acompanhou o encontro e abordou a importância que a comunicação tem, inclusive, na transmissão da fé às novas gerações. Ele pontuou que a Pastoral da Comunicação (Pascom) deve ajudar as outras pastorais e serviços a se comunicarem melhor entre si e com os fiéis que buscam as comunidades e paróquias. Padre Leonardo frisou que a comunicação pode e precisa ajudar a cultivar a hospitalidade nos ambientes eclesiais.
O bispo diocesano, Dom José Gislon, também esteve no Centro de Pastoral para transmitir aos comunicadores palavras de encorajamento para a construção de uma comunicação pastoral não violenta, que seja sinal da presença do Ressuscitado também nas redes sociais, não somente com fotos e postagens, mas com uma cultura de comunicação que preze pelos valores humanos e cristãos. Dom José abençoou os participantes e agradeceu todo o trabalho e empenho dos responsáveis pela comunicação nas diferentes realidades diocesanas.
No que tange à estrutura de comunicação da Diocese, os comunicadores foram convidados a partilharem suas percepções e experiências a partir de duas perguntas: “como você percebe a comunicação da Diocese?” e “quais são os pontos positivos e o que ainda precisamos melhorar?”.
Depois disso, o jornalista Felipe Padilha, explanou sobre a organização da comunicação na Diocese de Caxias do Sul, trazendo os espaços onde a Diocese está presente, dando destaque para o site oficial e as páginas e perfis nas redes sociais, bem como as produções realizadas para as emissoras de rádio e canais de televisão, apresentados por Dom José Gislon ou pela assessoria de imprensa. Com isso, também apresentou os dados do mapeamento da comunicação na Diocese, realizado em maio de 2021 e que, como um desafio, deverá ser atualizado no segundo semestre de 2023.
Na parte final do encontro, os participantes puderam conversar brevemente divididos por Regiões de Pastoral, com a finalidade de indicar os representantes para a composição da equipe diocesana da Pastoral da Comunicação. O grupo terá a função de pensar, em conjunto com o bispo e o coordenador de Pastoral, as linhas de ação da comunicação para a Diocese, bem como articular sua efetivação com o trabalho realizado pela Assessoria de Comunicação, em um processo de sinodalidade e unidade.
O Encontro de Comunicadores da Diocese de Caxias do Sul foi concluído com o almoço de confraternização e integração, permitindo a troca de experiências entre os participantes.
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor