A Serra Gaúcha acaba de ganhar mais um destino turístico. Inaugurada na noite desta sexta-feira, 2 de dezembro, a rota L’Amore Di Colonia é um refúgio de carinho e descanso para quem deseja apreciar belas paisagens e sentir a hospitalidade da vida no interior. O roteiro, localizado na comunidade de Santo Antônio de Castro, faz parte do projeto Empreendedor Rural, idealizado pela Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carlos Barbosa. O evento de lançamento ocorreu no salão da comunidade, junto à igreja.
De acordo com o presidente da ACI, Fabiano Paloschi Ferrari, o L’Amore Di Colonia se soma ao Recanto Bergamasco, roteiro lançado em 2015, para fortalecer e impulsionar o fluxo de visitantes no município. “O turismo é feito por pessoas, é união. E não é preciso de grandes investimentos. A ACI investiu cerca de R$ 4 mil neste roteiro. Com tão pouco foi possível inaugurar um roteiro turístico cheio de amor. Somada às atrações do Recanto Bergamasco, será possível explorar ainda mais o potencial do município”, explicou.
Nilson Finger, supervisor do Senar-RS, ressaltou o impacto positivo do projeto junto às famílias que integram o roteiro. “Mais do que capacitar um grupo de turistas, transformamos as propriedades rurais, estimulando as famílias a valorizarem o que têm e produzem”, frisou Finger.
Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carlos Barbosa, Vilson Cichelero, direcionou sua fala ao empenho dos moradores. “Nossa região tem um diferencial: quando há um problema, em vez de sentarmos para chorar, reunimos coragem para seguir em frente. Estas famílias mostram que estamos vivendo uma nova fase em Carlos Barbosa, valorizando o turismo através de histórias”, comentou.
O roteiro
A imersão começa no trajeto até a colônia, quando os guias dividem relatos sobre a história da imigração italiana para a Serra Gaúcha, a formação da comunidade, em 1882, e características culturais da região, que hoje reúne 110 famílias. Na chegada ao roteiro, a delicada dança das árvores embaladas por um vento livre prenuncia a paz que o passeio oferece. “Nossa intenção é destacar o turismo rural na região, valorizando os diferenciais das famílias e proporcionando um novo atrativo para a Serra Gaúcha”, ressalta o presidente Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa, Fabiano Paloschi Ferrari.
Em cada um dos nove pontos de visitação que compõem o L’Amore Di Colonia, os turistas são recebidos pela calorosa hospitalidade de famílias que dividem suas histórias de vida, particularidades de suas propriedades e lares repletos de calmaria e bem estar, refletindo o amor pela terra onde vivem e cultivam. “O nome do roteiro tem tudo a ver com o que existe na comunidade, porque as pessoas sentem muito amor e carinho pelo lugar”, explica o instrutor do Senar-RS, Erich Ramm.
Caffè Di Elena
Carinho, tranquilidade e um delicioso café da manhã com produtos típicos da região, produzidos na propriedade ou por vizinhos, garantem que os turistas comessem o dia com as energias renovadas. Também é possível passear pelo pomar e conferir de perto variedades como pêssego, caqui e laranja.
Cantinho da Ilva
Um local que reserva aromas e sabores únicos, derivados da produção de geleias artesanais, muitas delas feitas a partir de frutas orgânicas. Os visitantes assistem a uma demonstração do processo de elaboração das geleias, preparadas em fogão a lenha, e também podem degustar e adquirir os 20 sabores disponíveis.
Igreja velha
A igreja da comunidade, fundada em 1916, é carinhosamente chamada de “Igreja Velha” pelas famílias. Tombada como patrimônio histórico municipal em 2003, a capela atendeu a comunidade até a nova igreja ser inaugurada, em janeiro de 1980, e é preservada em homenagem aos antepassados.
Rancho Andreola
Espaço típico da cultura gaúcha, o local é um convite para apreciar um bom chimarrão e vivenciar como uma família unida pode trabalhar em conjunto no cuidado com os animais locais. O espaço também oferece degustação e venda de licores e artesanatos.
Chácara do Nono Toni
Um local marcado pela fé, com a tranquilidade necessária para quem aprecia momentos de descanso e meditação, especialmente no quintal, onde está a gruta construída em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. A chácara é o ponto de visitação onde o almoço é servido, com um cardápio que tem gostinho de comida caseira, servido com gentileza e temperado com hospitalidade.
Carpenteria Dino
Um lugar que reúne lembranças e artes conservadas há 35 anos. Leonardo, o porta-voz, conta a história de trabalho do pai, que produzia peças de madeira, especialmente as pipas para conservação de vinhos, mas também aberturas e móveis.
Colônia de Severino
Este é um local onde a natureza se apresenta com pureza e exuberância. A receptividade da família contagia com música, canto e sorrisos largos. O principal atrativo é uma trilha em meio à natureza, com uma bela cascata esperando pelos aventureiros, que podem apreciá-la do deck e até mesmo sentir o frescor da água pura.
Porão da Amélia
Neste singelo local, os turistas podem perceber como a cultura dos antepassados está viva entre os moradores da comunidade. Quem recebe os visitantes é dona Olinda, que conta como a costura sempre esteve presente em sua vida. No local também é possível adquirir peças decorativas de artesanato.
Velho Casarão
Para finalizar o passeio, nada melhor que um “Merendim”, lanche típico dos imigrantes italianos. O casarão recebe com alegria, histórias do passado da família e, claro, uma mesa farta repleta de delícias coloniais, como salame, queijo, pão, bolo, suco, vinho e café.
O roteiro
A rota L’Amore Di Colonia foi desenvolvida no projeto Empreendedor Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), em parceria com a Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carlos Barbosa. O intuito do projeto é qualificar comunidades para desenvolver o turismo rural em diferentes regiões, originando novos roteiros turísticos na Serra Gaúcha e aumentando a renda das propriedades.
Visitação
Os agendamentos para visitar o roteiro L’Amore Di Colonia podem ser feitos pelos telefones (54) 3461.7201 e (54) 99692.5460 ou pelo e-mail lamoredicolonia@gmail.com, para grupos de no mínimo 15 pessoas. Mais informações também na fanpage facebook.com/LamoreDiColonia.
Fotos do lançamento: Augusto Vasconcelos/ Conceitocom Brasil
Fotos do roteiro: Maíla Facchini/ Quarto Estúdio
Fonte: Conceitocom Brasil
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor