A Frente Parlamentar em Defesa do Setor Moveleiro Gaúcho foi instalada na manhã desta quinta-feira (4) no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa. A Frente será presidida pelo deputado Guilherme Pasin (PP).
Em sua fala, Pasin afirmou que o Rio Grande do Sul é o segundo maior polo moveleiro do país. O setor emprega diretamente cerca de 40 mil pessoas no estado, é responsável por quase 2% do PIB gaúcho e, no ano de 2021, movimentou R$ 12 bilhões. Segundo o deputado, devido à capacidade fabril dos empreendedores, o estado tem polos moveleiros consolidados na Serra, Vale do Sinos e Lagoa Vermelha. Além disso, segue desenvolvendo o setor em outras regiões, como Santa Rosa.
Pasin destacou que o objetivo da Frente Parlamentar é ser um ponto de encontro entre os interesses privados e públicos, desenvolvendo o trabalho de forma conjunta com os governos estadual e federal. Além disso, a Frente pretende garantir a competitividade do produto gaúcho equiparando a tributação com os demais estados do país, bem como, diminuir a burocracia para conseguir as licenças ambientais. De acordo com o parlamentar, o licenciamento não pode ser um desestímulo ao empreendedor. “Um estado que quer continuar sendo pioneiro no processo fabril nacional não pode permitir que as suas estruturas burocráticas sejam consideradas entraves para o progresso”, pontuou.
O deputado reforçou o compromisso da Frente Parlamentar em defender aqueles que querem empreender, transformar a economia, gerar riqueza e desenvolver o estado do Rio Grande do Sul. “Torço pela atuação conjunta entre os deputados que fazem parte da Frente para que sejamos os receptores dos anseios e, junto com cada um de vocês, os propositores de soluções”, concluiu.
Manifestações
Também se manifestaram Euclides Longhi, presidente do Movergs; Maristela Cusin Longhi, vice-presidente da Fiergs; Derly Fialho, secretário-adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico; e o deputado Adolfo Brito (PP).
Presenças
Estiveram presentes no ato Flávia Colossi Frey, secretária-adjunta de Estado Chefe da Casa Civil; Celso Bernardi, deputado emérito e presidente do Progressistas do Rio Grande Sul, e os deputados Joel Wilhelm (PP), Carlos Búrigo (MDB), Professor Claudio Branchieri (Podemos), Delegado Zucco (Republicanos), Issur Koch (PP) e Marcus Vinícius (PP).
Fonte: Agência de Notícias ALRS
PG
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21