Reunida na manhã desta terça-feira (2), a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa lançou o sistema de Monitoramento das Obras Escolares na rede pública de ensino gaúcho, a partir de link no portal do parlamento gaúcho http://www.al.rs.gov.br/legislativo/obrasescolares.aspx.
Através do monitoramento, comunidades escolares e a população em geral poderão acompanhar online a situação das obras escolares no Rio Grande do Sul. A apresentação da ferramenta foi realizada pela diretora do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Assembleia Legislativa, Graziela Pesenti.
A deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da comissão, afirmou que o Monitoramento online é um instrumento que permitirá às comunidades escolares acompanharem as obras e se manifestarem sobre as necessidades que enxergam em suas escolas. O Monitoramento, explica a deputada, visa a atualizar a situação de cada escola. “Iniciamos com 82 escolas das 176 identificadas pelo Governo do Estado como em situação crítica e vamos monitorar outras escolas que não estão na lista e que serão lançadas no sistema. Também vamos monitorar outras escolas que não estão incluídas nas prioridades do Governo e que estão sendo lançadas no nosso sistema pelo DTI da AL/RS. Para saber a situação, basta selecionar a cidade e a escola do seu interesse”, destaca Sofia.
Para a deputada Adriana Lara (PL), o instrumento vai mudar a relação da Assembleia com os municípios do RS e estes com o Governo do Estado. Ela falou, ainda, sobre o descaso governamental com a área da Educação.
O projeto, desenvolvido em parceria com o Departamento de Tecnologia e Informação (DTI) do Legislativo Gaúcho, possibilitará também que a sociedade tenha acesso à pesquisa realizada p
As informações coletadas pela Comissão de Educação, através de solicitação por email e ligações para as 176 escolas, os problemas identificados foram:
– necessidade de reforma da rede elétrica: 11
– problemas estruturais: 24
– necessidade de reforma do telhado: 10
– necessidade de construção de muro: 6
– necessidade de reforma ou construção de refeitório: 7
– necessidade de prédio novo ou reconstrução do prédio: 6
– necessidade de reforma da cozinha: 2
– necessidade de reforma nos banheiros: 1
– necessidade de construção de quadra coberta: 5
– reforma e cobertura da quadra: 2
– reforma do ginásio de esportes: 2
– necessidade de construção de ginásio de esportes: 1
– necessidade de ampliação da escola: 1
– necessidade de PPCI: 2
– necessidade de reforma da caixa d’água: 2
– necessidade de abastecimento de água potável: 2
– necessidade de reforma da rede hidráulica: 1
– necessidade de reforma do esgoto: 1
Obs: várias escolas apresentam mais de uma necessidade de obras.
Presenças: Participaram da reunião as deputadas Adriana Lara (PL), Eliana Bayer (Republicanos), Silvana Covatti (PP) e Sofia Cavedon (PT), presidente, e os deputados Elizandro Sabino (PTB), Felipe Camozzato (Novo), Leonel Radde (PT), Luciano Silveira (MDB), Luiz Marenco (PDT), Neri, o Carteiro (PSDB) e Prof. Claudio Branchieri (Podemos).
Fonte: Agência de Notícias da ALRS – https://bit.ly/3NBGiKB
Foto: Celso Bender
KPJ
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor