Inova Bento incentiva empreendedorismo com apoio a startups locais

Empresas com espaço no Centro de Inovação de Bento Gonçalves apresentaram seus projetos e mostraram como trabalham usando tecnologia para o desenvolvimento econômico do município

Incubadora que fomenta o empreendedorismo, o Centro de Inovação de Bento Gonçalves – Inova Bento consolida-se como espaço propício para o compartilhamento de ideias disruptivas e para a geração de experiências criativas, networking e parcerias. Essas conexões protagonizaram o encontro com o tema “Conhecendo as startups do Inova Bento”, realizado no dia 25 de abril para apresentar as seis empresas que atualmente ocupam espaço na sede do Centro. “Todos estão trabalhando para fazer diferente e contribuir com o desenvolvimento econômico e social de Bento Gonçalves”, afirmou Fernanda D’Arrigo, gestora do Inova Bento.

Criado por decreto municipal durante o 1º Fórum de Inovação, em novembro de 2022, o Inova Bento nasce de uma aliança estratégica capitaneada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), em parceria com a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e a prefeitura. Em sua sede, startups encontram um ambiente de coworking que conecta pessoas, tecnologias, soluções e oportunidades. Atualmente, seis empresas ocupam a estrutura do Centro:

Conheça as startups do Inova Bento

InovaKPi: especializada em análise de dados e negócios inteligentes, presta consultoria de análise de dados com ênfase para a eficiência e desenvolve aplicativos que fazem esse estudo visando à realização de negócios inteligentes. “Facilitamos o processo de coleta e tratamento de dados, transformando em indicadores que constituem a chave para os bons resultados das empresas”, informou Eldemar Neto, fundador da empresa em 2015.

Blu Tecnologia Criativa: especializada em projetos e protótipos para fins de validação, destinados ao comércio e indústria, reduzindo custos de desenvolvimento e agilizando a detecção de eventuais problemas nos produtos. Trabalha com a produção de peças de reposição recriadas a partir da modelagem 3D e impressas em diversos materiais, de acordo com a funcionalidade do produto final. Além disso, atua na área de marketing, com produção de peças de divulgação e design de elevada complexidade, com impressão de alto detalhamento de modelos em resina. “Nosso foco são protótipos de alta fidelidade, utilizando como ferramenta principal a tecnologia da manufatura aditiva, através da impressão 3D. Desde 2014 trabalhamos de forma imersiva, dedicada, unindo o tecnológico com o artesanal”, explicaram os sócio-fundadores Patrícia Pedrotti e Rafael Giacobo.

Dalca Digital: trabalha com sistema que digitaliza o controle de produção, o MES (Manufacturing Execution System, sistema de execução de fabricação, em tradução livre), que permite acompanhar, de maneira online, o OEE de cada máquina, medindo sua produção e eficiência e identificando seus gargalos, como os porquês de determinado equipamento estar parado. Entre as vantagens do sistema também estão o acompanhamento por um número de usuários ilimitados, a geração de e-mail automático reportando alterações na produção, o suporte remoto e a disponibilização do sistema em nuvem. “Atendemos desde as pequenas às grandes empresas, avaliando as necessidades e sugerindo soluções que possam servir para melhorar a produção e lucratividade”, destacou o CEO Bruno Dal Fré.

Boreal Tecnologia: focada na geração de negócios a partir da análise de dados públicos, também trabalha com adequação das empresas às legislações vigentes (compliance), além da entrega de novas oportunidades mercadológicas (finder) e análise de dados e consultoria tecnológica no meio financeiro (techfin). “Automatizamos processos utilizando informações de mais de 500 portais públicos. Com base no tipo de negócio, cruzamos informações para criar produtos e novos negócios”, explicou Geanderson Lenz, fundador da empresa, em 2019.

Atria Design e Inovação: alicerçada em pesquisa e design, aproxima as empresas e seus produtos do consumidor. “Promovemos o mapeamento da marca e dos serviços para interação com o mercado a partir da visão de quem faz e de quem consome”, explicaram o sócio-diretor, Matheus Paixão, e a responsável pelo marketing, Gisele Tonatto. Em 10 anos de atividades a Atria possui 62 projetos de inovação e pesquisa desenvolvidos, além de 144 projetos de branding (estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado) implantados.

Frete Gestão: empresa desenvolvedora de um software especializado em serviços de logística para embarcadores, por meio do qual é possível cotar, auditar e rastrear fretes de modo autômato, resultando em mais eficiência e agilidade durante o processo, com consequente economia para a empresa. Outro recurso é a possibilidade de realizar a cotação de frete em outros canais, como ERPs e plataformas de e-commerce, através de integração via API. “A gestão bem feita, com cotação online, agiliza o processo, inibe falhas e diminui gastos”, explicou um dos sócio-fundadores da empresa, Bruno Benini.

Fonte / Foto: Exata Comunicação / Silvestre Santos

PG

error: Conteúdo Protegido