A partir da próxima segunda-feira (24/1), a Receita Estadual promove mais uma rodada de lives do Diálogos Setoriais. Com transmissão aberta ao público, pelo canal da Secretaria da Fazenda (Sefaz) no YouTube, serão analisados indicadores econômicos exclusivos do setor industrial e mais quatro segmentos produtivos. Os encontros virtuais reunirão representantes do governo estadual e do setor privado.
Na segunda-feira, às 9h, a live de abertura terá como foco o desempenho da indústria gaúcha. Na terça-feira (25/1), no mesmo horário, será a vez de abordar os indicadores econômicos do segmento produtivo de arroz. Na sexta-feira (28/4), também às 9h, a cadeia do trigo será objeto de análise. Por fim, no início de maio, serão apresentados os dados dos segmentos bovino e leiteiro.
Nas lives, serão analisados diversos recortes de dados do volume de vendas e compras de cada segmento econômico. Informações exclusivas, como o valor adicionado e o marketshare dos produtos dos segmentos, também serão discutidos nos encontros. O levantamento elaborado pela Receita Estadual é retirado do arcabouço de informações das notas fiscais eletrônicas, documentos que captam o fluxo de circulação e comercialização da economia gaúcha. Nessa rodada, os dados terão como referência o mês de fevereiro.
O Diálogos Setoriais integra o programa Desenvolve RS, cujo objetivo é fortalecer e ampliar o diálogo do Fisco com os representantes do setor produtivo gaúcho. O programa é composto por uma série de iniciativas, entre elas a publicação periódica do Informativo RS360, que apresenta análises econômico-tributárias sobre a performance dos segmentos econômicos – as mesmas que são abordadas nas lives.
A divulgação dos indicadores econômicos serve, para o auditor fiscal, como mais uma fonte qualificada de informações para a sociedade e se encaixa no compromisso da Receita Estadual de ampliar os canais de diálogo com os agentes econômicos do Estado.
“Informação é competitividade. Por isso, o conhecimento da realidade econômico-tributária de forma global e de cada setor analisado oferece dados qualificados para tomadas de decisões, seja no âmbito público ou privado. Todas as informações são cuidadosamente selecionadas, garantindo o sigilo fiscal das empresas”, explica o subsecretário adjunto da Receita Estadual e coordenador do Desenvolve RS, Giovani Padilha.
Datas e horários das lives
Setor: Indústria
24/4 (segunda-feira), 9h
Setor: Arroz
25/4 (segunda-feira), 9h
Setor: Trigo
28/4 (sexta-feira), 9h
Setor: Bovinos
3/5 (quarta-feira), 9h
Setor: Leite
4/5 (quarta-feira), 9h
Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor