Caminhos do Aprender: espaço sustentável e inclusivo para o desenvolvimento de surdos e autistas em Bento

A Escola Municipal de Educação Fundamental Especial Caminhos do Aprender, em Bento Gonçalves, é um educandário de referência que acolhe alunos surdos e autistas, considerando suas especificidades e promovendo o desenvolvimento das habilidades mais importantes para sua inclusão na sociedade.

Em 2022, foram entregues as novas instalações da escola, que atende 5 alunos da classe de surdos no período da manhã e 15 alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista nos turnos manhã e tarde.

O educandário tem, em 2023, como projeto norteador ser um “Espaço sustentável e inclusivo para o desenvolvimento de estudantes surdos e estudantes autistas”. A socialização, o desenvolvimento das habilidades da vida diária e habilidades da vida prática e as competências da Base Nacional Comum Curricular em cada etapa do currículo são o foco de todo o trabalho pedagógico desenvolvido na escola.

São abordadas as técnicas de Atividade de vida diária (AVD), que abrangem necessidades pessoais básicas, como higiene, alimentação, hábitos à mesa, cuidados com a casa e atividades sociais. Proporcionando também o desenvolvimento da autoconfiança, a valorização das próprias capacidades, a autonomia e o desenvolvimento global.

E também as Atividades de Vida Prática (AVP), que são as tarefas de desempenho ocupacional que o indivíduo realiza diariamente. Para os estudantes surdos, não se resumem somente aos autocuidados para ser vestir, a alimentação, tomar banho e cuidados pessoais, mas englobam também as habilidades de comunicação e socialização como usar telefone através de videochamadas ou mensagens escritas, escrever e ler livros.

“As AVDs e as AVPs serão trabalhadas com o intuito de desenvolver habilidades e hábitos saudáveis de forma sustentável, como colocar o lixo no lixo, poupar água, cuidar dos brinquedos e painéis, não desperdiçar o lanche, interagir com os colegas e profissionais, etc. Os alunos surdos, através da Língua de Sinais, podem desenvolver integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade. É por meio dessa língua que o surdo fará a interação na sociedade, construindo sua identidade e exercendo sua cidadania, sendo esta, a forma mais expressiva de inclusão”, enfatiza a diretora Fabiane Gasparetto.

A metodologia de ensino não se fundamenta em uma única teoria devido à grande diversidade na formação dos seus profissionais, mas a elaboração do Plano de Ensino Individualizado de cada aluno, que norteia o planejamento das habilidades e competências que serão trabalhadas durante este ano letivo com os alunos autistas e surdos. As orientações pedagógicas irão se basear na parceria com a equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRS.

“Assim, sendo, a direção da EMEFE Caminhos do Aprender e a equipe do NAPNE/IFRS planeja e organiza as reuniões pedagógicas da escola com o intuito de orientar os professores e monitores para que desenvolvam um trabalho pedagógico que contemple as necessidades individuais de cada aluno”, ressalta Fabiane.

A Secretária de Educação Adriane Zorzi ressalta que “a EMEFE Caminhos do Aprender se caracteriza por ser, muito mais do que um espaço de inclusão, e sim um local de construção de aprendizagens respeitando a individualidade dos alunos que lá estão, oportunizando momentos de socialização, experimentação e possibilidades para além da escola”.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Arquivo ASCOM

PG

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