A 145ª Festa em Honra a Santo Antônio seguiu com uma programação de preparação intensa no final de semana que passou. As tradicionais visitas da Imagem e Relíquia de Santo Antônio contemplaram três comunidades de Bento Gonçalves e ainda uma ação na Maria Fumaça, que levou a imagem de Bento até Carlos Barbosa, passando por Garibaldi.
A primeira ação ocorreu na manhã de sábado da Oitava da Páscoa, oferecida pela empresa Giordani Turismo, que fez a comissão de festeiros e festeiros jovens da 145ª Festa de Santo Antônio, festeiros de 2022 e Equipe Paroquial levarem a imagem de Santo Antônio pelos trilhos da Maria Fumaça. “Trilhemos o caminho de Santo Antônio” foi o nome do passeio que iniciou em Bento Gonçalves e findou em Carlos Barbosa, com a acolhida do padre Luís Carlos Conci.
Em Garibaldi aconteceu a bênção e distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio. Durante toda a atividade, diversos cantores e grupos se apresentaram no vagão e nas estações, sendo diversos deles voluntários das equipes da Paróquia Santo Antônio. Ao final, a equipe da Festa de Santo Antônio participou do espetáculo da “Epopeia Italiana”, que conta a saga da chegada dos Giordani ao Brasil durante a Imigração Italiana.
Já na tarde de sábado ocorreu a primeira visita às comunidades, na comunidade Imaculada Conceição, do Barracão. A celebração, presidida pelo padre Vinicius Caberlon, reuniu diversas famílias da localidade para este momento de preparação para a festa. Ao final, a equipe de festeiros fez a entrega de um estandarte com a imagem da Imaculada Conceição, padroeira da comunidade, simbolizando a unidade das comunidades da Paróquia Santo Antônio.
O segundo momento de visita da imagem e relíquia de Santo Antônio, na noite deste sábado, foi na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Cohab. A celebração, presidida pelo padre Vinicius Caberlon, reuniu famílias, lideranças e crianças da Catequese. Ao final, a equipe de festeiros fez a entrega de um estandarte com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da comunidade, simbolizando a unidade das comunidades da Paróquia Santo Antônio
Já na manhã do Domingo da Misericórdia, dia 16, a comissão de festeiros levou a imagem e a relíquia de Santo Antônio para a comunidade São Pedro, do Salgado. A Missa, presidida pelo padre João Roberto Masiero, contou com a presença de diversas famílias da comunidade. Ao final, os festeiros apresentaram a 145ª Festa de Santo Antônio e entregaram um presente à comunidade do Salgado: o estandarte com a imagem de São Pedro. O padre abençoou os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio, que foram distribuídos à comunidade.
*Com informações da Paróquia Santo Antônio
Fotos: Felipe Padilha / Assessoria Paróquia Santo Antônio
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor