Nesta quinta-feira, 6, 4º Pelotão de Bombeiro Militar de Veranópolis passou a contar com um sistema de rádio de comunicação digital que irá auxiliar os militares nas ocorrências, principalmente na comunicação local entre a sala de operação e a guarnição em operação.
O equipamento é muito importante do ponto de vista logístico e operacional, porque a comunicação no trabalho do bombeiro é essencial em virtude de atender ocorrências em lugares distantes e remotos, sendo a comunicação entre a base e a guarnição que está em atendimento fundamental para um melhor sucesso no socorro prestado.
O sistema digital substitui o sistema analógico utilizado até então. O sistema analógico era suscetível a interferências, chiados, escutas indevidas e hoje com o digital vem a melhora na qualidade do áudio e com recursos adicionais como identificação de chamadas.
É um sistema expansivo podendo ser acrescentado novos equipamentos, como repetidores de sinal para ampliar a cobertura na área de atuação territorial. O equipamento foi disponibilizado pelo Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.
Foram recebidos uma repetidora, uma estação base, quatro bases móveis (para as viaturas), e três rádios HT à prova d’água, possibilidade de identificação nominal dos demais que estão na rede. A antena repetidora foi instalada na torre na sede do Quartel dos Bombeiros de Veranópolis. A qualidade do sinal é excelente, muito superior ao sistema antigo, com qualidade de som cristalina. Os rádios HT podem ser utilizados nas ocorrências de combate a incêndios pois são à prova d’água.
Fonte e foto: Bombeiros Veranópolis
OSA
Lago Fasolo recebe seu primeiro evento esportivo neste final de semana
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Festival Tchê celebra a cultura gaúcha com shows, oficinas e gastronomia na ABCTG, em Bento