Trabalho que vem sendo feito em Bento Gonçalves há 5 anos ganha força em 2023
O movimento Setembro Dourado, que tem como mascote o Leão da Coragem e que ergue a bandeira na luta à prevenção do câncer infanto-juvenil, através da informação, conscientização e, consequentemente, do diagnóstico precoce, vem ganhando força em Bento Gonçalves. Há 5 anos presente na cidade, muitas são as atividades já realizadas. Com o propósito de intensificar o trabalho, estão sendo alinhadas ações junto às escolas da cidade e também nas unidades de saúde, com o apoio das Secretarias de Educação e da Saúde. O objetivo é treinar professores e enfermeiros para serem multiplicadores, avançando em sala de aula e consultórios e culminando com o grande evento Setembro Dourado, programado para o dia 30 de setembro.
O grupo de voluntariado, capitaneado por Susana Lodetti e pela Embaixadora do Instituto do Câncer Infanto-Juvenil em Bento Gonçalves, Renata Sandrin, vêm realizando reuniões de planejamento com as Secretarias para encaminhar ações que possam envolver professores da rede municipal de ensino e também profissionais da área da saúde. “Precisamos chegar mais perto de quem convive diariamente com as crianças e que pode perceber sinais em tempo. A parceria com o Poder Público Municipal é mais um passo que estamos dando neste trabalho abnegado de informar pais, professores, enfermeiros, enfim, a comunidade em geral”, destaca Renata.
No dia 03 de abril, foi a vez de falar com as coordenadoras e supervisoras do turno da tarde das escolas municipais. Na reunião, foi possível apresentar a proposta do movimento, bem como as ações pensadas para a comunidade escolar sempre com o intuito de informar e conscientizar todos os envolvidos. O cronograma prevê treinamento dos professores para, no mês de agosto, atuarem em sala de aula com discussão sobre o assunto com crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, incluindo atividades pedagógicas e de Educação Artística, tendo como apoio a cartilha ‘A Escola faz a diferença’, que deverá ser utilizada como referência para a prática dos educadores. No mesmo mês, estará sendo ofertado o teatro, reunindo as crianças num espetáculo temático. Os trabalhos das crianças serão expostos no evento Setembro Dourado, aberto à comunidade, que está sendo preparado para o dia 30 de setembro, incluindo diversas atrações.
Enquanto isso, voluntários e professores atuam em conjunto para sensibilizar o maior número possível de escolas. Da mesma forma, os voluntários também estão buscando envolver outros grupos organizados da sociedade como a Secretaria de Esportes, Secretaria de Turismo, ADRH, Lions, Parceiros Voluntários, Hospital Tacchini, além de dar andamento ao encontro e treinamento com os profissionais da área da saúde.
Fonte: Conceitocom Brasil
Foto: Caroline Todeschini
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21