Um olhar sobre o autismo. De 27 de março a 2 de abril, ocorreu a I Semana Municipal de Conscientização Sobre o Autismo em Bento Gonçalves. O evento teve como lema “Mais informação, menos preconceito” e trouxe uma série de assuntos sobre o tema para o debate público como inclusão, seletividade alimentar, sensibilidade sensorial e o cuidado com o cuidador.
O evento se encerrou neste domingo, 2 de abril que é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com evento de integração na Rua Coberta. Entre as atividades o Brechó Solidário da EMEFE Caminhos do Aprender, agendamento para Cadastramento da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), divulgação dos serviços da Saúde, Escola de Trânsito – DMT, oficinas diversas (música, dança, pintura, fantasias com super-heróis e princesas) e brinquedos infláveis.
A estudante de pedagogia, mãe e membro do Grupo Voz Azul, Silvana Alves, ressaltou que o evento foi além das expectativas “Essa semana foi rica de informação, foi melhor do que a gente esperava, um dia foi complementando o outro. Conseguimos acolher muitas famílias com uma visão de acompanhamento psicológico. Atingimos todos os objetivos. O Cinema Azul foi uma experiência bem legal; as crianças gostaram muito. E nesse domingo as famílias vieram, as crianças estão bem à vontade com um ambiente bacana. Que venha outros eventos como esse”.
A Primeira-dama, Cláudia Remus, compartilha do mesmo sentimento e destaca “para nós é uma felicidade imensa estarmos conseguindo fazer um evento especial para crianças mais do que especiais. É um evento cuidadosamente preparado, uma semana para as crianças e para as famílias. E hoje culminando com brinquedos, oficinas, shows, atividades culturais e artísticas preparadas para especialmente este público. É uma alegria termos conseguido organizar esta Semana e no ano que vem tem mais”.
A diretora da EMEFE Caminhos do Aprender, Fabiane Gasparetto, enfatiza que as atividades contribuíram para conscientizar as pessoas sobre a importância de conhecer o autismo, difundir informações, valorizar a importância do diagnóstico, além de conscientizar e mobilizar ações e atividades referentes aos Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Agradecemos ao prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira que acolheu o projeto da EMEFE Caminhos do Aprender, oportunizando assim uma parceria entre escola, diversas secretarias municipais, mães, representantes do Grupo Voz Azul e o engajamento dos voluntários do grupo Anjos Unidos e Parceiros Voluntários que culminou no evento realizado no domingo”, disse.
Durante o mês de abril haverá outras ações para a conscientização da comunidade com o intuito de divulgar informações norteadas pelo tema da Campanha Nacional deste ano que é “Mais informação, menos preconceito”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor