Na quarta-feira, dia 29, a Associação Caminhos de Pedra realizou assembleia junto aos associados para deliberar diversas pautas condizentes com a gestão 2022-2023.
Fomentar o resguardo e a manutenção da cultura viva é um dos pilares da entidade, que tem o desafio de compartilhar os saberes e as histórias. Por isso, na ocasião, a presidente Alice Menoncin reforçou: “Os nossos visitantes querem saber como tudo começou, querem pôr a mão na massa, querem ouvir o nosso dialeto talian“.
Dentre outras pautas, foi realizada as boas vindas oficiais aos novos associados, Gaita e Assado e Associação dos Artesãos.
Liderado pelo músico Jeverson Carelli, os encontros ao ar livre “Gaita e Assado” promovem a culinária gaúcha com fogo de chão e música tradicionalista ao vivo junto ao gramado da Cantina Strapazzon. Um dos destaques é o costelão preparado lentamente a lenha por 6 horas – tudo pensado para compartilhar uma experiência gastronômica e cultural junto dos amigos e familiares.
Muito além da arquitetura preservada, os costumes e saberes dos imigrantes italianos estão sendo mantidos através do tempo pela Associação dos Artesãos. Os imigrantes italianos eram legítimos representantes da cultura camponesa e valorizavam a religiosidade, o trabalho e a família. Hoje, é possível vivenciar toda essa tradição e herança cultural no artesanato feito a partir da palha de trigo, a dressa, ou ainda, com as criações a partir da vime – uma haste ou vara nova e flexível que, após ser descascada e seca, é utilizada para fabricação de cestas e outros suportes.
Houve, ainda, a eleição de 1/3 do Conselho Deliberativo e Fiscal, a partir da qual Sérgio Cantelli, Geraldo Farina, Arlete de Césaro e Daiane Vons assumiram a pasta.
Idealizado pelo engenheiro Tarcísio Vasco Michelon e pelo arquiteto Júlio Posenato, o Roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à Serra Gaúcha a partir de 1875.
Na época, o sucesso do novo Roteiro animou tanto os idealizadores quanto a comunidade. Em 10 de julho de 1997, foi fundada a Associação Caminhos de Pedra, que congrega empreendedores e simpatizantes, com o objetivo de estruturar um projeto abrangente que contemple o resgate do patrimônio cultural; não somente o arquitetônico, mas também envolvendo língua, folclore, arte, habilidades manuais, etc.
Em 2009, de acordo com a Lei Estadual 13.177, o Roteiro foi declarado Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, e hoje abrange dos Caminhos de Pedra às Linhas Palmeiro e Pedro Salgado, localizadas nos municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha, até o limite do município de Caxias do Sul, passando por Caravaggio.
Formação da chapa eleita para a gestão 2022-2023:
Presidente: Alice Menoncin – Ristorante Del Pomodoro.
Vice-presidente: Tarcísio Michelon – Sócio-fundador.
Tesoureiro: Vilso Strapazzon – Cantina Strapazzon.
Secretário: Silvério Salvati – Vinícola Salvati e Sirena.
Conselho Deliberativo e Fiscal
Ângela Martins – Parque Internacional de Esculturas Domadores de Pedra.
Arlete de Césaro – Associada pessoa física.
Daiane Vons – Associação dos Artesãos.
Cassiano Cavalett – Associado pessoa física.
Fabiano de Borba – Salumeria Caminhos de Pedra .
Fernando Oltramari – Arquiteto e associado pessoa física.
Geraldo Farina – Associado pessoa física.
Maristela Lerin – Casa do Tomate.
Sérgio Cantelli – Associado pessoa física.
Equipe executiva:
Tainá de Bona
Fonte: Sene Comunica
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor