Mais de 40 jovens vão encenar a Paixão e Morte de Jesus, às 9h, nos Pavilhões da Festa da Uva
A tradicional Via-Sacra da Juventude da Diocese de Caxias do Sul, que chega à sua 19ª edição, irá mobilizar a comunidade na Sexta-Feira Santa, dia 07 de abril. Mais de 40 jovens de diversos grupos, movimentos e pastorais se uniram para encenar a Paixão e Morte de Jesus, que será representada ao longo das escadarias dos Pavilhões da Festa da Uva, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio. A atividade será realizada às 9h.
Neste ano, a encenação iniciará com a reflexão acerca da Campanha da Fraternidade que tem como tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). À luz do Evangelho de São Mateus, que trata do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes realizado por Jesus, os atores representarão as imagens das principais cenas dessa passagem bíblica.
A representação seguirá percorrendo as estações da Via-Sacra, que iniciam na condenação de Jesus até a sua morte na cruz e sepultamento. O momento de oração será conduzido pelo assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon e contará com a presença do bispo de Caxias do Sul, dom José Gislon.
Como gesto concreto alusivo à Campanha da Fraternidade, as pessoas são convidadas a doarem alimentos não perecíveis que posteriormente serão destinados às famílias atendidas pela Paróquia Santa Catarina.
Conforme o assessor do Setor Juventude da Diocese, padre Gustavo Predebon, a Via-Sacra é um momento preparado com zelo e carinho a partir da união dos jovens: “A Sexta-Feira Santa é um dia dedicado para a oração e reflexão sobre a grande prova de amor de Jesus. Para ajudar as pessoas a rezarem, há 19 anos ocorre na Diocese a Via-Sacra encenada, para que o povo possa visualizar o que Jesus viveu e sentiu. Tudo é organizado com muita dedicação por esses jovens que buscam transmitir para quem estiver presente um pouco a essência da nossa fé, centralizada na morte e ressurreição de Cristo”.
No dia da Via-Sacra, o acesso aos Pavilhões estará liberado, assim como o estacionamento. A entrada será realizada pelo portão principal e pelo portão 6. Em caso de chuva, a programação será cancelada.
A Via-Sacra da Juventude é uma realização do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul e conta com o apoio da Secretaria Municipal do Turismo da Prefeitura de Caxias do Sul, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e da empresa Festa da Uva S/A.
Breve histórico
A realização da Via-Sacra da Juventude na Diocese de Caxias do Sul iniciou em 2004, a partir da articulação de jovens e padres da Paróquia São José. Nas primeiras edições, a encenação ocorria na quadra ao redor da igreja, e depois foi transferida para os Pavilhões da Festa da Uva.
Na sequência, se uniram à organização e realização da Via-Sacra todos os grupos de jovens da Área Norte de Caxias do Sul, que inclui as Paróquias Santa Catarina e Santa Fé e, em 2014, a encenação passou a ser coordenada pelo Setor Juventude da Diocese, abrangendo movimentos, grupos e pastorais de toda a cidade.
O itinerário da Via-Sacra começa na base da escadaria, com a representação da Santa Ceia, do lava-pés, do julgamento de Jesus e da condenação. A encenação segue, passando por todas as estações da Via-Sacra na subida da escadaria até ao lado do Monumento Jesus Terceiro Milênio, onde ocorre a crucificação.
Fonte: Felipe Michelon Padilha / Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul
“Corpos em Cena” apresenta mostras gratuitas de teatro em Bento Gonçalves
Secretaria de Cultura realiza repasse da PNAB referente ao Edital Vozes de Bento
Sistema FIERGS e Exército firmam parceria que busca capacitar 10 mil jovens do serviço militar até 2027