Piratas, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra do Vietnan, espionagem, sonhos, são a partitura do mais novo concerto da Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves. Clássicas do Cinema vai evocar sublimes momentos que eternizaram as histórias da Sétima Arte e que estão no imaginário popular demonstrando sua força e poesia. O evento ocorre no dia 8 de abril, 19h, no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Sugere-se a doação de 1 kg de alimento não-perecível que será destinado para entidades assistenciais.
A música sempre desempenhou um papel importante na criação de filmes, ajudando a definir o tom e a emoção de uma cena e a estabelecer a atmosfera geral de um filme. Os compositores de trilhas sonoras precisam ser capazes de evocar emoções e reforçar as imagens visuais em uma história, e a seleção de peças escolhida para o concerto da Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves exemplifica isso.
Entre as obras que serão apresentadas estão a “Morricone Suite” do lendário compositor italiano Ennio Morricone, conhecido por suas trilhas sonoras para westerns spaghetti e filmes de drama, como “A Missão” e “Cinema Paradiso”. Outra seleção notável é a “Shindler’s List” de John Williams, um renomado compositor que já trabalhou em algumas das trilhas sonoras mais famosas da história do cinema, como “Star Wars” e “E.T. – O Extraterrestre”.
O concerto também apresentará solistas talentosos, incluindo Rodrigo Duarte Maciel no violino e Carlos Henrique Gheno Zanella na guitarra e violão, trazendo ainda mais emoção e virtuosismo à apresentação. Com a combinação perfeita de obras clássicas de cinema e música executada por músicos habilidosos, o concerto da Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves promete ser uma noite inesquecível para os amantes de música e cinema.
“A gente vem trabalhando desde o início do ano nas músicas para compor o concerto. Um dos principais critérios são as características da Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves e quais são as obras que podem ser melhores executadas para a formação de câmara. É um caráter mais suave de orquestração. Assim, selecionamos uma variedade de trilhas sonoras que o público se sinta contemplado, que fale diretamente ao coração e a alma”, destaca o maestro Gilberto Salvagni.
Programa
Vários compositores
Oscar Medley com trilhas sonoras vencedoras do Oscar**
Ennio Morricone
Morricone Suite
Gabriel’s Oboe do filme A Missão*
Tema D’Amore do filme Nuovo Cinema Paradiso*
John Williams
Shindler’s List do filme Shindler’s List*
Solista: Rodrigo Duarte Maciel – Violino
Folclore grego/Dick Dale
Misirlou do filme Pulp Fiction**
Solista: Carlos Henrique Gheno Zanella – Guitarra
Klaus Badelt
Piratas do Caribe Suite do filme Piratas do Caribe*
Stanley Myers
Cavatina do filme The deer Hunter**
Solista: Carlos Henrique Gheno Zanella – Violão
Nicola Piovani
La Vita è Bella do filme A Vida é Bela**
Lalo Schifrin
Missão Impossível do filme Missão Impossível**
Justin Hurwitz
Citty of Stars do filme La La Land*
* Arranjo de Tiago Andreola
** Arranjo de Gilberto Salvagni
Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves
Regência:
Gilberto Salvagni
Violinos:
Adley Felipe Giraldino, Júlio César Maccali, Rodrigo Duarte Maciel, Vinícius Baldi Rodrigues e Wagner Israel Ferreira Rezer
Viola:
Jonas Lemos
Violoncelos:
Shayanne Zorzin Franceschini e Leandro Perin
Contrabaixo:
Tiago Fernando Andreola
Flautas:
Leandro Cousseau e Sthevan dos Santos Nunes
Clarinete:
Auxiliadora Suéllen Dias da Fonseca
Violão:
Carlos Henrique Gheno Zanella
Percussão:
Alison Seben
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/SECULT
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor