Palestra será conduzida pelo administrador Fábio Bortolotto e pela advogada Camila Viezzer no próximo dia 28
Dentro das propostas de reforma tributária do governo do Estado para taxar mais o patrimônio do que o consumo, a revisão em um dos tributos reacende a discussão acerca do planejamento patrimonial e sucessório dos contribuintes. Por isso, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) discute em sua próxima palestra, no dia 28, os “Impactos da Reforma Tributária Estadual na Sucessão Patrimonial”. O tema será conduzido pelo administrador Fábio Bortolotto e pela advogada Camila Viezzer, às 19h30min, no Salão de Eventos da entidade, no Centro Empresarial. O evento tem acesso gratuito, mediante confirmação de presença.
No foco das discussões está o Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCD), cuja revisão de carga deve encarecer a transmissão de patrimônio. Para Camila, o planejamento patrimonial sucessório é um tema de extrema relevância para as famílias que desejam preservar e perpetuar seu legado ao longo das gerações, independentemente do tamanho do patrimônio existente ou se ele ainda está em construção. A advogada reforça a necessidade de trazer o assunto à tona a fim de evitar as consequências que uma transmissão inesperada pode acarretar. “A postergação ou a omissão em enfrentar os fatos pode trazer sérios problemas para os sucessores, comprometendo não apenas o patrimônio que lhes seria deixado, mas também a paz na relação dos familiares que tanto queremos bem”, destaca Camila.
Porém, mediante um planejamento preventivo, diz Bortolotto, é possível assegurar a proteção e a perpetuação do patrimônio, sua boa gestão no presente e sua transmissão tranquila aos sucessores no futuro. “É fundamental que as famílias busquem conhecimento adequado, principalmente acerca das legislações e tributações incidentes, podendo criar assim estratégias eficientes que atendam suas necessidades específicas e seus objetivos individuais, levando em consideração sempre as particularidades de cada núcleo familiar, bem como suas expectativas em relação ao futuro”, reforça.
Camila é sócia do escritório Viezzer, Busin & Laner Advocacia e é pós-graduada em Operações Societárias e Planejamento Tributário e em Direito da Aduana e do Comércio Exterior. Bortolotto, por sua vez, é líder da área de Assessoria Patrimonial da Messem Investimentos e tem MBAs em Negócios Internacionais, Investimentos e Private Banking, sendo especialista em Planejamento Patrimonial e Sucessório.
Serviço
O quê palestra “Impactos da Reforma Tributária Estadual na Sucessão Patrimonial”
Quando: dia 28 de março, às 19h30min
Onde: Salão de Eventos do CIC-BG, no Centro Empresarial (Avelino Luiz Zat, 95 – Fenavinho)
Quanto: gratuito mediante confirmação de presença pelo e-mail comunicacao@cicbg.com.br ou pelos telefones 2105.1999 e celular 99113.1106
Informações: (54) 2105.1999
Nas fotos, os palestrantes Fábio Bortolotto e Camila Viezzer
Legenda: CIC-BG sedia palestra sobre Impactos da Reforma Tributária Estadual na Sucessão Patrimonial
Crédito: Jeferson Soldi
Exata Comunicação
PG
Pagamento do IPVA 2025 começa em 11 de dezembro, com descontos de R$ 315 milhões
Banda Samba de Moça é atração no Verão Cultural de Natal nesta terça, dia 3
Campanha do DetranRS chama a atenção para motofretistas