steel bar on site of construction

Ano de 2023 começa com a criação de 365 empregos em Bento Gonçalves

Dados de janeiro do OECON do CIC-BG mostram cidade com o 8º melhor desempenho do Estado

Bento Gonçalves começou o ano de 2023 gerando 365 vagas de trabalho, com serviços e indústria – os dois grandes empregadores do município –, dividindo o protagonismo entre os que mais contribuíram para o feito, com 165 postos para cada um.

Também com bom desempenho em janeiro, o setor da construção civil colaborou com 82 vagas. Os números apresentados pelo Observatório da Economia do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) mostram que o comércio, no entanto, registrou saldo negativo de -48. Foi o segundo mês consecutivo de revés para o setor, que em dezembro havia encerrado com saldo de -63.

No primeiro mês do ano, os serviços de apoio administrativo (+111) e a fabricação de bebidas (+86) e de produtos alimentícios (+84) foram as atividades de maior destaque, impulsionando o município a obter o 8º melhor desempenho do Rio Grande do Sul.

Embora os números sejam motivos de comemoração, eles recuaram se comparados com janeiro do ano passado. Naquele período, os segmentos econômicos haviam criado 597 vagas, ou seja, quase 39% a mais do que em janeiro deste ano. Ainda assim, um dado não se alterou na comparação entre os dois últimos janeiros: o índice de rotatividade foi de 4,1%

A força laboral total do município alcançou, em janeiro, a marca de 48.490 vagas formais. O índice é o maior da série histórica, medida desde 2013, e deve crescer. “A tendência é de atingir 49 mil empregos em fevereiro’, diz o autor do boletim, o professor da UCS Fabiano Larentis.

 

 

Legenda: Setor da construção civil colaborou com 82 vagas para o saldo de janeiro

Crédito: Freepik

Fonte: Exata Comunicação

error: Conteúdo Protegido