Território dinâmico na cena cultural contemporânea de Bento Gonçalves, a Zona Norte é o foco do projeto Gesta – Cultura em Crescimento, que está sendo lançado por um grupo de artistas e produtores culturais da cidade. A iniciativa une a pesquisadora e doutora em História Cristine Tedesco; a atriz e pesquisadora Nina Picoli; a técnica em biblioteconomia Elisa Lentes; a especialista em marketing estratégico e formada em biblioteconomia Eunice Pigozzo; o b-boy e produtor cultural Pedro Festa; e o publicitário, produtor cultural, poeta e cineasta Rogério Rodrigues. Juntos, eles v& atilde;o implementar diversas ações para potencializar e dinamizar a cena cultural da Zona Norte de Bento e seus diversos agentes envolvidos. O processo seletivo para uma residência artística já está com inscrições abertas.
A determinação do projeto em promover ações que fortaleçam a Zona Norte da cidade, região compreendida no RS Seguro, parte de pesquisa de dados e da constatação que a região, embora potente e importante no mapa sócio-cultural, ainda está aquém no acesso aos recursos e programas de incentivo à produção cultural. Outra característica é que, mesmo em ambientes institucionais, não se tem ideia dos números e dados de quem são os fazedores de cultura deste território e suas necessidades.
Assim, dentre as iniciativas que o Gesta – Cultura em Crescimento pretende implementar está a realização de um Mapeamento Cultural para identificar os diferentes agentes culturais presentes nesse ambiente. Depois desta ação, os dados ficarão à disposição da comunidade e do poder público como mais um recurso de fortalecimento e entendimento dos diferentes agentes em atividade nesta região do município, favorecendo ainda ao fortalecimento da rede de relações dos diferentes articuladores da economia criativa e possíveis implementações de pol&i acute;ticas públicas. Será produzido ainda, um artigo científico sobre o Mapeamento Cultural, compartilhando as informações aos interessados e à Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.
Além desse mapeamento dos trabalhadores da cultura da Zona Norte, o Gesta– Cultura em Crescimento também deverá realizar oficinas de produção cultural, empreendedorismo cultural, residência artística e produção de um evento resultante destas ações articuladas.
O processo seletivo para a residência artística está aberto no site do projeto. A residência artística de 40h para produtores culturais será realizada durante cinco meses e é composta de oficinas e atividades focadas em distintos aspectos da produção cultural, em seus variados segmentos. As pessoas selecionadas que cumprirem frequênci a mínima de 80% do curso receberão certificado e uma bolsa residência no valor de R$1.000,00 (um mil reais).
O projeto é desenvolvido com recursos do EditalFac Territórios Criativos da Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Site do Projeto: gestacultural.com
Informações/ Carlinhos Santos
Foto: Hélio Alexandre/Divulgação
Assessoria de Comunicação da Prefeitura
PG
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra