O Ministério da Saúde ampliou o uso da vacina bivalente contra a covid-19 para todos os grupos prioritários. Em comunicado enviado à Secretaria da Saúde (SES) nesta segunda-feira (20/3), o órgão federal informou que o imunizante deve ficar disponível para reforço. No Estado, a vacinação com dose bivalente deve contemplar 3,4 milhões pessoas.
“É importante que a população acredite na vacina, pois é uma medida segura e eficaz que previne o indivíduo contra complicações quando infectado pelo coronavírus, evitando hospitalizações e óbitos”, afirma a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Tani Ranieri.
Podem se vacinar com a bivalente:
- idosos de 60 anos ou mais de idade;
- pessoas vivendo em instituições de longa permanência para idosos, abrigos e residenciais inclusivos (a partir de 12 anos de idade), assim como os trabalhadores desses locais;
- pessoas imunocomprometidas (a partir de 12 anos de idade);
- indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade);
- gestantes e puérperas;
- trabalhadores da saúde;
- pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);
- População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas;
- funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
Sobre a vacina bivalente
A bivalente é uma versão atualizada da vacina (monovalente) usada na campanha de vacinação que teve início em 2021. Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron – que é, atualmente, a de maior circulação.
Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou pela dose única. A última dose deve ter sido recebida há, pelo menos, quatro meses.
Doses monovalentes
Em paralelo à ampliação da vacinação bivalente, as autoridades seguem orientando que pessoas abaixo dos 60 anos tomem a dose monovalente.
Texto: Ascom SES
Estado discute centro de referência em políticas públicas para redução de riscos de desastres
Estado lança Campanha do Agasalho Aquece RS, com foco em arrecadação de cobertores, roupas de cama e toalhas de banho
Casa das Artes sedia exposição “As Cores do Meu Trabalho”, de Alex Nuñes