O número de faltas em consultas agendadas na Atenção Primária em Saúde das Unidades Básicas do Município continua sendo preocupante, pois muitas pessoas marcam consultas, mas não comparecem no dia e horário combinados. Esse comportamento pode prejudicar o acesso de outras pessoas aos serviços de saúde e também desperdiçar recursos públicos. Portanto, é importante que os pacientes que não puderem comparecer às consultas avisem com pelo menos 24 horas de antecedência para que os profissionais de saúde possam atender outras pessoas que necessitam da vaga.
Nos meses de janeiro e fevereiro, houve um grande número de faltas, gerando um prejuízo financeiro considerável para a cidade. Em janeiro, por exemplo, de um total de 7.908 consultas agendadas, 602 pacientes não compareceram, o que resultou em um prejuízo para as especialidades de clínica geral, pediatria, ginecologia, dentista, nutricionista, serviços de enfermagem e pronto atendimento. Em fevereiro, 703 faltas registradas de um total de 6.167 consultas agendadas, também gerando um impacto financeiro negativo para essas especialidades.
Infelizmente, a expectativa é que o número de faltas em março continue alto.
Para minimizar o impacto dessas faltas, os pacientes são orientados a informar com antecedência mínima de 24 horas no caso de uma eventual situação que os impeça de comparecer. Isso permite que outro paciente seja atendido em seu lugar e que os prestadores de serviços de saúde sejam informados sobre a mudança.
Por fim, é importante lembrar que apenas os moradores estabelecidos na cidade e com comprovante de residência podem agendar atendimentos na rede de saúde do município.
Informações sobre agendamentos ou não comparecimento pelo fone 54 3461-8900.
Fonte: Assessoria de Imprensa em conjunto com a SMS
Foto: Freepik
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor