Secretaria de Saúde de Bento realiza ações de saúde bucal

 

Nesta quinta-feira (16), a atividade foi feita na Escola Municipal Infantil Primeiros Passos, localizada no bairro Tancredo Neves. A instituição conta hoje com 136 alunos, dos 0 até 6 anos incompletos. A coordenadora do Setor de Saúde Bucal, Giovana De Bacco esteve acompanhando as ações, juntamente com a dentista e Auxiliar em Saúde Bucal da equipe de prevenção, Juliana Schenatto e Giseli Regina Fick.A dentista Juliana comentou sobre o trabalho realizado nas instituições de ensino do município.

“É um trabalho diário de extrema importância, em onde realizamos os exames nas crianças para detectar possíveis cáries e outros problemas oclusais”.

A diretora da instituição Andréa Coser Cesca destacou sobre a visita da equipe da Secretaria da Saúde.

“Nós consideramos essa ação do setor de saúde bucal muito importante. É um belo trabalho que vem sendo desenvolvido aos longos doas anos. Pode-se dizer que estamos desenvolvendo muitos frutos, diminuindo bastante o índice de cáries e outros problemas que surgem no decorrer da infância”.

Para a coordenadora do setor de Saúde Bucal, esse é um trabalho que tem feito a diferença.

“O setor de saúde bucal, além de proporcionar o diagnóstico e o tratamento restaurador de dentes cariados, trabalha de forma preventiva. O ambiente onde mais colhemos frutos positivos é o ambiente escolar, trabalhado a rotina da criança e construindo hábitos saudáveis.”.

Segundo Giovana “Esses exames no ambiente da escola já podem mostrar algumas lesões em estágio avançado. A partir disso a dentista do programa encaminha para a unidade de saúde para a realização de um atendimento. As crianças que têm pouca idade são encaminhadas direto para o centro de especialidades pela dentista de programa de prevenção”.

Ainda de acordo com a coordenadora do setor “além da cárie, estamos identificando também muitos problemas de maloclusão ( relação entre maxila e mandíbula).
É importante que os pais participem das reuniões escolares, onde além de receberem orientações de como prevenir as manifestações clínicas das doença cárie, ainda são alertados sobre o padrão respiratório normal e anormal, e a participação da alimentação como promotora do crescimento e desenvolvimento orofacial (mastigação vigorosa de alimentos duros, secos e fibrosos)”.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura 

Fotos: Rodrigo De Marco 

 

error: Conteúdo Protegido