Os próximos sete dias permanecerão quentes e ocorrerão chuvas expressivas no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 11/2023, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.
Na sexta-feira, dia 17, a presença da massa de ar quente e úmido manterá grande variação de nuvens, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva na maioria das regiões. No sábado, 18, o deslocamento de uma frente fria provocará chuva em todo o Estado. No domingo, 19, o ingresso de ar seco afastará a nebulosidade da maioria das regiões, mas ainda ocorrerão chuvas isoladas nos setores Norte e Nordeste.
Na segunda, 20, e terça-feira, 21, o ar quente seguirá predominado, com tempo firme e temperaturas acima de 35°C na maior parte do Rio Grande do Sul. Porém, a aproximação de uma nova frente fria vai provocar pancadas de chuva e trovoadas na Fronteira Oeste e Campanha, com possibilidade de temporais isolados. Na quarta, 22, o deslocamento da frente fria vai provocar chuva em todo o Estado, com risco de tempestades isoladas, sobretudo na Metade Norte.
Os volumes previstos deverão oscilar entre ser inferiores a 15 e 30 mm na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. No Vale do Uruguai, Missões, Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul são esperados totais mais elevados, que devem oscilar entre 30 e 50 mm, mas poderão superar 60 mm em algumas localidades.
O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves