Bancadas didáticas e robôs trazem novas tecnologias para a formação profissional
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) recebeu, neste começo de 2023, equipamentos que possibilitam a preparação de profissionais para atuarem em qualificações requeridas no cenário da Indústria 4.0. São 35 bancadas didáticas 4.0, dez robôs colaborativos e cinco robôs móveis autônomos (AMR Robots – considerados a evolução do AGV) que estarão nas unidades do Senai em todo o Estado. O diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, destaca que além da compra dos equipamentos, houve a modernização da estrutura da instituição. “Emergimos do período pandêmico mais modernos, tecnológicos, seguros, acessíveis, confortáveis e adaptados à indústria”, destaca Trein.
As bancadas didáticas possibilitam aos alunos usarem tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, além de simularem um ambiente industrial e seus processos (armazenamento, separação e estoque, solicitação de pedidos, produção, processamento e manufatura, controle de processos, montagem e finalização). O instrutor Sidnei Serafim, do Senai de Sapucaia do Sul, explica que a abordagem pedagógica passa a ser bem mais ampla: “podemos ter uma noção mais clara de assuntos como: robótica colaborativa, visão computacional, MES, Sistema supervisório, IHM, CLP, IoT, sensores industriais, gestão e gerenciamento de energia, pneumática e eletropneumática, redes industriais, RFID, IO-Link, e cyber segurança”.
Além de programar e simular todo o processo de manufatura, com produção de vários produtos, os estudantes têm a chance lidar com tecnologias como Internet das Coisas, realidade aumentada, realidade virtual, gêmeo digital, computação na nuvem, big data, integração de sistema. O instrutor Dilnei Soares, do Senai Ney Damasceno Ferreira, em Gravataí, explica que os novos equipamentos aproximam ainda mais os alunos do mundo do trabalho. “É a prática da indústria 4.0 e fazem mais sentido para o aprendizado do estudante”, comenta. Ele afirma que todos os equipamentos adquiridos trarão benefícios aos cursos ofertados na sua unidade operacional.
Fonte: Unidade de Comunicação do Sistema FIERGS
Foto: Dudu Leal
Rick Gaiteiro se apresenta na 1ª Corrida do 3º BPAT
Coro da Fundação Casa das Artes participa do VII Encontro de Coros em Nova Roma do Sul
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA