Meio Ambiente registra descarte irregular de seringas e medicamentos em Carlos Barbosa

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu dois chamados esta semana referente ao descarte incorreto de resíduos de saúde, e que foram encontrados pelos garis que realizam a Coleta Seletiva no município. Ambos os chamados foram no interior, sendo um deles na Linha Doze e outro na Linha Dezenove.

Em um dos locais foi encontrada uma caixa com seringas utilizadas, provavelmente em animais bovinos. No outro local, havia uma sacola com frascos de medicamentos.

A Secretaria alerta que esses materiais podem provocar acidentes e contaminação para quem trabalha no recolhimento e na reciclagem dos resíduos, além de poluir o meio ambiente, sendo que o descarte junto à Coleta Seletiva municipal é proibido.

Onde descartar agulhas e seringas?

A única forma correta de realizar o descarte é guardar o material em um recipiente separado e que possa ser fechado. Depois, basta levar até o Centro Municipal de Saúde onde serão encaminhados para destinação ambiental correta, evitando a poluição e a contaminação. ATENÇÃO! Estabelecimentos de saúde que geram esses resíduos devem contratar destinação ambientalmente correta para tal finalidade.

Onde descartar medicamentos vencidos e suas embalagens?

Esses resíduos fazem parte da chamada logística reversa, ou seja, quem vende é obrigado a recolher. Procure a farmácia onde você adquiriu o medicamento para fazer esse descarte. A Farmácia Municipal também recebe os medicamentos vencidos e suas embalagens. Lembrando que somente a embalagem que entrou em contato direto com o medicamento deve ter essa destinação adequada e todo esse cuidado.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3461-8879, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Por Assessoria de Imprensa em conjunto com o Meio Ambiente
Foto: Secretaria Municipal do Meio Ambiente

error: Conteúdo Protegido