Testes rápidos de HIV serão ofertados na quinta-feira em Bento Gonçalves

Aproximadamente 827 mil pessoas vivem com HIV/aids no Brasil e cerca de 112 mil não sabem que estão infectados, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, 30. Do total de pessoas soropositivas identificadas no país, 372 mil ainda não estão em tratamento, apesar de 260 mil delas já saberem que estão infectadas. Em Bento Gonçalves são diagnosticados cerca de 20 casos por ano, apontou a Secretaria Municipal de Saúde.

E com o objetivo de conscientizar da população e realizar prevenções que serão ofertados testes rápidos no Presídio Estadual, nas unidades de saúde e no próprio setor. Essa é uma ação do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE – CTA), junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado no dia 1º de dezembro.

Já no sábado, 3, em parceria com a Atenção Básica, serão executados testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C na Unidade Móvel, das 08 às 12 horas, na Via Del Vino. Já na CTA os exames são realizados diariamente, nos horários das 8hs às 10h30min e das 13h30min às 16h00min, através do agendamento.

HIV/AIDS

O acesso a informações corretas e o uso do preservativo em todas as relações sexuais são a melhor forma de prevenção da infecção pelo HIV e, o diagnóstico precoce é a melhor maneira para facilitar que as pessoas que vivem com HIV/Aids tenham melhor qualidade de vida.

A fim de desmitificar preconceitos sobre o HIV, as formas de que não ocorre transmissão são: suor, lágrima, aperto de mão, abraço, sabonete, toalhas, talheres, copos, chimarrão, picada de inseto, assentos, piscinas e banheiros.

A transmissão do vírus ocorre por sexo desprotegido, expondo homens e mulheres de qualquer idade, independente do tipo de relação sexual que praticam (vaginal, oral e anal); da mãe para o filho na gestação, parto e amamentação; e por  compartilhando materiais que apresentam sangue (cachimbo do crack, canudo de aspirar cocaína e drogas injetáveis).

Sobre o SAE – CTA

O setor presta assistência as PVHA (Pessoas que Vivem com HIV/Aids), Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. Atua, também, no desenvolvimento de projetos de prevenção para populações específicas como profissionais do sexo, população carcerária, escolares, trabalhadores de empresas e população em geral.

A proposta do CTA é a realização do aconselhamento pré e pós-teste a fim esclarecer dúvidas sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e de facilitar o diagnóstico precoce através da oferta de testagem sigilosa para o vírus HIV, sífilis, hepatite B e C.

Desde o ano de 2014, as unidades de saúde, além do CTA, oferecem os testes rápidos para a população, basta ter a intenção de fazer os exames. Não é necessária a solicitação médica.

Os profissionais de saúde são capacitados para orientação e interpretação dos resultados a fim de proporcionar diagnóstico preciso e confiável adiantando o processo de tratamento em relação aos testes com resultados reagentes/positivos.

Com informações da Secretária Municipal de Saúde

error: Conteúdo Protegido