O cenário escolar da rede pública municipal de ensino conta com 46 educandários em Bento Gonçalves, sendo a última escola entregue para a comunidade a EMI Professora Simone Dalla Costa Lemos, no bairro Fátima. Muitos alunos têm a escola como a sua segunda casa, como local de aprendizagem e de amizades, com foco no crescimento das crianças e adolescentes. Frequentemente, a estrutura física das escolas precisa de reformas e de obras que auxiliam na sua manutenção, primando pelo cuidado e atenção para com o patrimônio público da comunidade.
A Secretaria de Educação (SMED) tem como uma de suas metas proporcionar o bem-estar dos educandários da rede pública de ensino. Para isso, vem investindo em obras que reforçam a infraestrutura de escolas como as EMIs Primeiros Passos, situada no bairro Conceição, e Doce Infância, localizada no bairro Aparecida.
Nesta quinta-feira (09), a Secretária de Educação, Adriane Zorzi, esteve visitando as obras. Na EMI Doce Infância, a nova sala resulta de um investimento de R$ 272.279,54 e será utilizada como Brinquedoteca. O espaço em construção tem 39 m² e favorecerá o atendimento a 64 crianças.
O diretor Patric Bernardi enfatiza que a ampliação dos espaços físicos representa uma grande conquista, “pois este ambiente será de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças. A Brinquedoteca será um ambiente que irá proporcionar atividades práticas em meio aos brinquedos, num espaço significativo e lúdico, contribuindo para as práticas pedagógicas e momentos de lazer.”.
A transformação do espaço está sendo efetuada a olhos vistos. As crianças e os familiares estão ansiosos para a entrega do novo espaço. “Os olhares das crianças são curiosos, com grandes expectativas. A vontade de poder usufruir do espaço é imensa. E o feedback dos pais expressa um grande contentamento quanto ao investimento do Poder Público, pois a Comunidade se sente valorizada”, ressalta Patric.
Já na EMI Primeiros Passos, as obras são de ampliação e reforma. O espaço está recebendo mais 5 salas de aula, dois banheiros, lactário, cozinha e refeitório, num investimento de R$ 977.437,00 em um espaço que totaliza 908,45m². Atualmente, o educandário atende 135 alunos. Com a ampliação da escola e o aumento no número de salas de aulas, a previsão é de atender em média outras 100 crianças.
A diretora Andréa Coser Cesca destaca o sentimento que acompanha a comunidade na concretização das obras. “É muito gratificante ver o andamento das obras, acompanhar o que vem sendo feito em prol desta comunidade. Esta obra é um desejo que se concretiza após muito tempo, é um pedido que as pessoas do bairro fazem há muito tempo. As crianças acompanham tudo com olhos atentos. O retorno dos pais é bem positivo, eles esperam ansiosos pela entrega da obra e sentem-se alegres e confiantes em saber que terão, em breve, um espaço onde seus filhos serão acolhidos e recebendo uma educação de qualidade.”
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta que “”as obras que estão acontecendo nas escolas, contribuem no processo de desenvolvimento integral dos alunos, para o acolhimento de um número maior de crianças. A brinquedoteca da EMI Primeiros Passos, muito mais que um espaço para brincar, é um espaço para desenvolver os aspectos físicos, emocionais e intelectuais. A ampliação da EMI Primeiros atenderá a crescente demanda da comunidade, de vagas de creche, em uma escola ampla e moderna”.
Também está em andamento a construção da nova escola infantil no bairro Zatt e mais 15 educandários estão com obras de reforma ou ampliação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
DEFESA CIVIL CONFIRMA TERCEIRA MORTE APÓS TEMPORAIS NO RIO GRANDE DO SUL
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO CONCEIÇÃO, EM BENTO GONÇALVES
Estação das Etnias convida para uma viagem entre tempos, culturas e memórias durante o 33º FestiQueijo