O evento foi gratuito e reuniu seis mulheres de diversos segmentos para falar sobre os desafios diários, conquistas, família, sobre o que é ser mulher, violência contra mulher, carreira profissional, família, dentre outros temas. A atividade foi ministrada pela Primeira-dama do município Cláudia Remus e contou com a presença da Delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) Deise Salton Brancher, Presidente do CIC-BG Marijane Paese, a empresária e consultora financeira Carine Barbosa Peccin, jornalista e mãe da Manu Raquel Konrad, da professora e presidente da Sociedade 20 de novembro Elisângela Fontoura, e da empreendedora Janes Arruda.
Ao longo do bate-papo o público presente teve a oportunidade de conhecer ainda mais sobre a história de cada uma das participantes, que relataram sobre os desafios diários da vida profissional e pessoal. A delegada Deise destacou sobre o trabalho e sua forma de ser no dia a dia. “Eu sempre estou em busca de coisas para fazer, novos desafios. A rotina não é fácil, porque trabalhamos com pessoas que estão numa situação vulnerável e isso exige ainda mais responsabilidade. Por isso que neste contexto eu me defino como uma pessoa bastante dedicada, estudiosa, eterna, estudante, amorosa quando necessito ser, mas também bastante firme. Isso talvez gere algumas dificuldades por parte de algumas pessoas lidarem comigo. Quando eu decido, eu sou direta e firme nas decisões”.
A Presidente do CIC, que fez história por ser a primeira mulher eleita presidente da entidade, mostrou que o trabalho é sua grande motivação de vida. “A minha vida é movida por propósitos. Eu sempre coloquei à frente algo que pudesse me nortear em tudo que eu faço. Eu tenho muita fé naquilo que realizo, e digo que não conquistamos nada sem trabalho. O segredo da gente atingir os nossos objetivos é a persistência e eu sou assim, não desisto nunca. Na minha vida inteira eu trabalhei três turnos e continuo assim. Para mim me manter em movimento é vida e alegria”.
A empresária e consultora financeira Carine, há cinco anos, fundou em Bento a Escola de Você, projeto criado ainda em 2014 pelas jornalistas Ana Paula Padrão e Natália Leite e que se espalhou pelo Brasil. É considerada a primeira escola brasileira de desenvolvimento de soft skills, online, para mulheres, em que um dos principais propósitos é de potencializar a força feminina. “O grupo existe para melhorar a autoconfiança das mulheres. É uma escola de mulheres, e nos encontramos todo o mês, religiosamente, todo o sábado. É o momento onde nos descontraímos. Esse trabalho é um pouco do reflexo do que sou, uma pessoa dedicada e que quer que as coisas aconteçam. Eu não fui criada com vitimização”.
A jornalista e influencer, comentou sobre seu trabalho. “Num certo momento eu tive a ideia de dar dicas de lugares onde passear e visitar, e aos poucos isso foi crescendo. Eu comecei a ter mais acesso e as lojas e serviços começaram a vender mais quando eu postava. Hoje são 5 mil pessoas que me assistem diariamente na internet, sendo que a maioria do meu público é de Bento e então consigo mostrar muita coisa. Por consequência eu ajudei muitas empresas e pessoas que estavam iniciando seu empreendimento, e aos poucos irem ganhando mais visibilidade”.
Professora e presidente da Sociedade 20 de novembro, Elisângela é voz ativa no município através do trabalho social e educativo que desenvolve junto a comunidade. “Eu sempre digo que ninguém vai me derrubar tão facilmente. Eu mantenho o equilíbrio, tenho pessoas que posso contar. A minha mãe e meu pai que estão sempre junto comigo, ao meu lado, e por isso também acho que sou muito privilegiada. Estar à frente do 20 de novembro é um desafio muito grande, e as pessoas confiam no meu trabalho, em mim. Eu tenho uma imagem que as pessoas tem como influência, que me veem como referência”.
A empreendedora Janes é uma daquelas figuras queridas por todos. Ela faz a alegria vendendo seus produtos em diferentes locais. É algodão-doce, pipoca, dentre outros. “Eu sou muito realizada com o meu trabalho. Gosto de ter o contato com o ser humano e de transmitir e receber coisas boas. Tenho uma filha formada que me orgulha muito. Aos poucos vou ampliando cada vez mais o meu negócio, que é uma das minhas motivações diárias. O que eu mais gosto é de conviver com as pessoas. Outra característica minha é que sou uma pessoa de muita fé, e que baseio muito no ser humano, no transmitir, nas energias boas. É importante levantar a cabeça e ir em frente sempre”.
A Primeira-dama destacou que “esse bate-papo foi muito importante para integrarmos essas mulheres fantásticas. Foi muito gratificante realizar essa atividade e falar um pouco sobre cada uma nessa grande integração, e assim também incentivar outras mulheres a seguirem seus sonhos e objetivos de vida”.
O dia de atividades
Ao longo da manhã e tarde o centro da cidade se converteu num grande reduto para as mulheres que passavam pela Via del Vino. Foram realizadas atividades culturais e sociais. Estiveram presentes o Balcão de Oportunidades realizando cadastros de pessoas que buscavam emprego, a Biblioteca Pública cadastrando novos usuários e também doando livros, a Coordenadoria da Mulher juntamente com a Polícia civil, Brigada Militar e Delegacia da Mulher entregando folders educativos e de prevenção à violência, bazar solidário, serviço de massagem, corte de cabelo, dentre outras atividades culturais.
A professora aposentada Janete Nodari esteve passando pelo local e recebeu uma rosa decorativa feita de folhas de livros descartados. “Todas as atividades estão muito interessantes, os espaços repletos de atrações e realmente muito legais, muito bom mesmo. Obrigada a todos, a todas as mulheres que fazem o meu dia cada vez melhor e repleto de coisas boas”.
Ainda na parte da tarde alunos do 5º ano da EMEF Liette Tesser Pozza realizaram a entrega de rosas feitas em dobradura, além do grupo Maturidade Urbana dançando sob a orientação do professor e dançarino Pedrinho Festa e apresentação do grupo de idosos do Município.
Ao longo de todo o dia a biblioteca realizou o pré-cadastro de 132 leitoras e leitores e distribuiu 132 obras literárias escritas por mulheres de todas as idades e países, além disso, foram distribuídos 100 rosas feitas com páginas de livros que seriam descartados com 100 poemas de escritoras brasileiras.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor