Lideranças de diversas matrizes religiosas estiveram reunidas no Centro Administrativo de Porto Alegre para dar início à construção do Fórum de Convivência Inter-religiosa do Rio Grande do Sul (Convir-RS). O encontro, realizado na última terça-feira (28), junto à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), abordou temáticas em torno do imigrante e da pessoa idosa.
O secretário da pasta, Mateus Wesp, enalteceu a disposição de todos na construção do Fórum. “Nós, prestadores de serviços públicos, precisamos fazer com que o serviço estatal, em suas mais diversas áreas de atuação – na família, imigração, idoso, saúde e assistência social, tenha capilaridade, conseguindo atingir a todos”, disse. “Para isso ocorrer, é fundamental termos o apoio das mais diversas manifestações religiosas”, acrescentou.
No encontro, o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional, Rafael Koerig Gessinger, salientou que a criação desta rede de diálogo entre os atores religiosos fortalece as ações promovidas pela Secretaria. “Trazer à mesa atores de diversas tradições, trabalhando em pautas como a da pessoa idosa e do imigrante, começam a iluminar as políticas públicas. Isso é maravilhoso, pois dará uma maior qualidade à governança”, disse.
A união de diversas tradições religiosas exige esforço para que o diálogo seja efetivo, de acordo com a diretora adjunta do Departamento da Pessoa Idosa e das Família, Roberta Drehmer de Miranda. “Para termos diálogo temos que ultrapassar barreiras, até mesmo de nós mesmos, para termos uma aproximação efetiva. Por isso, esse fórum será fundamental”, afirmou.
A primeira reunião possibilitou que os atores religiosos pudessem interagir e se conhecer. Serão realizados novos encontros de trabalho para que o projeto do Convir-RS e os produtos relacionados sejam definidos e elaborados. A próxima atividade está marcada para o dia 22 de março, às 14h.
Além das lideranças religiosas, também participaram da reunião a secretária adjunta da SJCDH, Caroline Moreira; a subsecretária de Direitos Humanos, Inclusão, Igualdade e Fraternidade, Marcia Scherer; o diretor geral da SJCDH, Leonardo Soares; a diretora do Departamento de Igualdade Étnico-Racial, Sanny Figueiredo; o diretor do Departamento da Diversidade e Inclusão, Moisés Bauer; Pai Ricardo, da Divisão da Comunidade Negra, Quilombolas e Povos de Terreiro; Irton Fucks, da Divisão de Integridade Institucional e Enfrentamento da Corrupção; e Daniela Setim Rezner, da Divisão de Proteção à Vida.
Texto: Giovanni Disegna/ Convir-RS
Edição: Fernando Antunes/Secom
Foto: Giovanni Disegna/Convir-RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor