Lideranças de diversas matrizes religiosas estiveram reunidas no Centro Administrativo de Porto Alegre para dar início à construção do Fórum de Convivência Inter-religiosa do Rio Grande do Sul (Convir-RS). O encontro, realizado na última terça-feira (28), junto à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), abordou temáticas em torno do imigrante e da pessoa idosa.
O secretário da pasta, Mateus Wesp, enalteceu a disposição de todos na construção do Fórum. “Nós, prestadores de serviços públicos, precisamos fazer com que o serviço estatal, em suas mais diversas áreas de atuação – na família, imigração, idoso, saúde e assistência social, tenha capilaridade, conseguindo atingir a todos”, disse. “Para isso ocorrer, é fundamental termos o apoio das mais diversas manifestações religiosas”, acrescentou.
No encontro, o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional, Rafael Koerig Gessinger, salientou que a criação desta rede de diálogo entre os atores religiosos fortalece as ações promovidas pela Secretaria. “Trazer à mesa atores de diversas tradições, trabalhando em pautas como a da pessoa idosa e do imigrante, começam a iluminar as políticas públicas. Isso é maravilhoso, pois dará uma maior qualidade à governança”, disse.
A união de diversas tradições religiosas exige esforço para que o diálogo seja efetivo, de acordo com a diretora adjunta do Departamento da Pessoa Idosa e das Família, Roberta Drehmer de Miranda. “Para termos diálogo temos que ultrapassar barreiras, até mesmo de nós mesmos, para termos uma aproximação efetiva. Por isso, esse fórum será fundamental”, afirmou.
A primeira reunião possibilitou que os atores religiosos pudessem interagir e se conhecer. Serão realizados novos encontros de trabalho para que o projeto do Convir-RS e os produtos relacionados sejam definidos e elaborados. A próxima atividade está marcada para o dia 22 de março, às 14h.
Além das lideranças religiosas, também participaram da reunião a secretária adjunta da SJCDH, Caroline Moreira; a subsecretária de Direitos Humanos, Inclusão, Igualdade e Fraternidade, Marcia Scherer; o diretor geral da SJCDH, Leonardo Soares; a diretora do Departamento de Igualdade Étnico-Racial, Sanny Figueiredo; o diretor do Departamento da Diversidade e Inclusão, Moisés Bauer; Pai Ricardo, da Divisão da Comunidade Negra, Quilombolas e Povos de Terreiro; Irton Fucks, da Divisão de Integridade Institucional e Enfrentamento da Corrupção; e Daniela Setim Rezner, da Divisão de Proteção à Vida.
Texto: Giovanni Disegna/ Convir-RS
Edição: Fernando Antunes/Secom
Foto: Giovanni Disegna/Convir-RS
Corede Serra mobiliza região para votar na Consulta Popular
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE COM TRATOR EM FARIA LEMOS, INTERIOR DE BENTO GONÇALVES
TRÂNSITO RETORNA AO SISTEMA TRADICIONAL DE COMBOIO NA BR 470, SERRA DAS ANTAS, ENTRE BENTO GONÇALVES E VERANÓPOLIS