A defesa da cidadania e do direito ao exercício da advocacia é uma das principais missões da OAB/RS e, por isso, a entidade tem atuado firmemente contra golpes envolvendo a advocacia, seja contra os próprios advogados, ou seja contra a população em geral.
“Damos muita importância e estamos atentos a quaisquer informações sobre golpes ou fraudes que ameacem cidadãos e a advocacia. Nossa entidade está aberta para o recebimento de denúncias ou dúvidas sobre atividades suspeitas contra advogados ou jurisdicionados. E, mais que isso, estamos atuando diretamente em contato todas as instituições para protegerem a sociedade, como forças de investigação e segurança, bem como Ministério Público e os tribunais gaúchos”, explica o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.
Atuação comprometida
Recentemente, a OAB gaúcha oficiou a Polícia Civil por conta de tentativas de fraudes em que suspeitos ligam para clientes de escritórios de advocacia, fingindo serem advogados e, utilizando dados pessoais destes clientes, tentam aplicar golpes. Neste caso, a OAB/RS orienta que, caso você receba uma mensagem ou uma ligação de um número desconhecido, alegando ser seu advogado, ainda que a pessoa se identifique com o nome de seu advogado e tenha em mãos o número de seus documentos ou do seu processo, encerre o contato e procure seu advogado diretamente pelo contato que ele lhe forneceu.
Recentemente, a OAB/RS se prontificou a informar a advocacia sobre outra fraude: alguns advogados relataram o recebimento de e-mails com cobrança de uma espécie de taxa associativa para Sociedades de Advogados. A Ordem gaúcha não cobra nenhuma taxa adicional ou anuidade para esta modalidade de inscrição.
Leia mais: OAB/RS oficia Polícia Civil a respeito de golpes de falsos advogados
Fonte: Departamento de Comunicação Social / OAB-RS
(KPJ)
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa