Encontros mensais acontecerão na sede da Apeme, gratuitamente
Durante o processo de luto, seja pela morte de alguém querido ou por uma mudança brusca de rotina, contar com ajuda é fundamental, sobretudo se for de outras pessoas que estão passando por um problema semelhante. Pensando nisso, em 2023 o Grupo de Apoio ao Luto terá continuidade em Garibaldi, com mais edições – serão 10 neste ano.
Os encontros são gratuitos e acontecem uma vez por mês no auditório da Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme), entre março e novembro, sempre das 9h às 11h. A coordenação é da psicóloga Franciele Sassi, especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Situações de Luto e Perdas e que tem ampla experiência em ações desse tipo na região.
“A organização de grupos existe no sentido de promover trocas de experiências e suporte aos participantes. A dinâmica grupal facilita conhecimento e manejo de informações, expressões e elaboração de emoções decorrentes de uma situação específica, favorecendo encontros entre indivíduos que vivenciam conflitos semelhantes enquanto que as trocas permitem pensar em formas de ressignificar o luto para que seus membros vivam melhor”, comenta Franciele.
Ela explica ainda que os grupos de apoio podem ser considerados ferramentas de cuidado capazes de humanizar a assistência. “Isso porque servem de estímulo para que cada participante enfrente adversidades e mantenha seu funcionamento psicossocial, visando a construção de novos projetos e reinvestimentos na vida, de acordo com necessidades individuais”, finaliza.
Grupo de apoio ao luto – Garibaldi
Encontros presenciais: 18/03, 15/04, 20/05, 10/06, 22/07, 12/08, 16/09, 21/10, 25/11 e 09/12 (sábados)
Horário: das 9h às 11h
Local: Auditório da Apeme, em Garibaldi (Rua Heitor Mazzini, 122, sala 2, Edifício Sonata – Centro, Garibaldi)
Inscrições gratuitas: (54) 3462 2358, com Ione, ou (54) 99959 9593 (Marlise)
Foto anexa – Psicóloga Franciele Sassi / Arquivo pessoal
Foto papa: Sede da Apeme / Daniela Radavelli
(KPJ)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor