Estimulado pelos bons resultados da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários, criada pelo então deputado Sérgio Turra, o deputado Guilherme Pasin (Progressistas) pediu a reativação do grupo de trabalho na 56° legislatura da Assembleia Legislativa. Dentre as ações realizadas pelo grupo, a instalação da primeira Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) obteve excelentes resultados no combate ao crime no campo no Rio Grande do Sul e se tornou exemplo para outros Estados da federação.
Nesta quarta-feira (15), o parlamentar esteve com o novo secretário de Segurança Pública do Estado, Sandro Caron, para entregar o ofício de criação da Frente, assinado por outros 41 deputados. “Temos que manter e fortalecer iniciativas que foram relevantes. Quero unir forças para dar seguimento a este trabalho”, justificou Pasin.
Segundo o secretário, os índices de criminalidade no campo têm caído drasticamente nos últimos anos devido às ações de fortalecimento da segurança. “O relatório mais recente apontou queda de 31% nos registros de abigeato no segundo semestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior”, pontuou.
De acordo com Pasin, o objetivo da Frente será discutir estratégias que intensifiquem as medidas de repressão ao crime organizado e promover novas ações de combate a furtos e roubos de animais, máquinas e insumos agrícolas. “Em um Estado que tem, no agronegócio, mais de 40% do seu PIB, é preciso garantir segurança ao produtor rural”, avalia.
Fonte: AL/RS
Foto: Divulgação / Felipe Dalla Valle
Mais uma edição da maratona nas estradas do “Caminho do Pe. João Schiavo” em novembro de 2024
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul participa da 1ª Conferência Intermunicipal da Economia Solidária
Santa Tereza: Randoncorp atua na construção de Ponte destruída pelo Arroio Marrecão