Estimulado pelos bons resultados da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes Agropecuários, criada pelo então deputado Sérgio Turra, o deputado Guilherme Pasin (Progressistas) pediu a reativação do grupo de trabalho na 56° legislatura da Assembleia Legislativa. Dentre as ações realizadas pelo grupo, a instalação da primeira Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) obteve excelentes resultados no combate ao crime no campo no Rio Grande do Sul e se tornou exemplo para outros Estados da federação.
Nesta quarta-feira (15), o parlamentar esteve com o novo secretário de Segurança Pública do Estado, Sandro Caron, para entregar o ofício de criação da Frente, assinado por outros 41 deputados. “Temos que manter e fortalecer iniciativas que foram relevantes. Quero unir forças para dar seguimento a este trabalho”, justificou Pasin.
Segundo o secretário, os índices de criminalidade no campo têm caído drasticamente nos últimos anos devido às ações de fortalecimento da segurança. “O relatório mais recente apontou queda de 31% nos registros de abigeato no segundo semestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior”, pontuou.
De acordo com Pasin, o objetivo da Frente será discutir estratégias que intensifiquem as medidas de repressão ao crime organizado e promover novas ações de combate a furtos e roubos de animais, máquinas e insumos agrícolas. “Em um Estado que tem, no agronegócio, mais de 40% do seu PIB, é preciso garantir segurança ao produtor rural”, avalia.
Fonte: AL/RS
Foto: Divulgação / Felipe Dalla Valle
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor