Esta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, marca a passagem de um ano do falecimento do ex-pároco de Santo Antônio, padre Izidoro Bigolin, falecido aos 69 anos, em 2022. Padre Izidoro teve duas passagens por Bento Gonçalves, a primeira entre 1983 e 1989, quando integrou a equipe sacerdotal, e a segunda, ainda mais longeva, de 1996 a 2014, quando coordenou a Paróquia Santo Antônio.
A Rádio Difusora, em nome de seu diretor Volnei Pértile e colaboradores presta uma homenagem pela passagem de um ano de falecimento do padre Izidoro Bigolin
“Hoje honramos a memória de um amigo e líder espiritual, o nosso querido padre Isidoro Bigolin que tanto fez por todos nós. Foi um incansável lutador contra as desigualdades e sempre procurou, com grande bondade, ajudar quem se encontrava em dificuldades.
Era um sábio e um grande conselheiro que dedicou toda a sua vida à causa de Deus e que contagiava todos com o seu amor. O seu legado perdurará além do tempo de vida desse grande homem através de nós.
Que aquele que sempre nos deu paz, encontre agora a paz eterna!”
Biografia
Padre Izidoro Bigolin, filho de Avelino Eugênio Bigolin e Fandila Baldin, nasceu aos 12 de novembro de 1952, em Nova Roma do Sul. Em 1965 ingressou na Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, em Porto Alegre. Após os estudos secundários, tornou-se seminarista diocesano, passando a residir no Seminário Maior São Lucas, em Viamão. Cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição, em Viamão; e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1978, por dom Luiz Colussi, em Nova Roma do Sul, com o lema sacerdotal: “Não venho para ser servido, mas para servir” (Mt 20,28).
Iniciou seu ministério presbiteral como assistente dos seminaristas no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul (1979-1982); foi membro da equipe sacerdotal da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves (1983-1989); realizou Curso de Especialização e Mestrado em Liturgia na Faculdade Assunção, em São Paulo (1990-1991), período em que auxiliou na Paróquia São Paulo Apóstolo – Jardim Zaira, em Mauá/SP. Em 1992 realizou o Curso de Espiritualidade Sacerdotal no Centro Internacional de Animação Missionária, em Roma. Foi Reitor do Seminário Maior São Lucas, em Viamão (1992-1996), período em que lecionou Liturgia no Seminário de Viamão, na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) e na (PUCRS), e atuou como coordenador diocesano e regional de liturgia.
Em 1996 foi nomeado coordenador da Equipe Sacerdotal da Paróquia e Santuário Santo Antônio, em Bento Gonçalves, onde permaneceu até 2014. Desempenhou a missão de Vigário Geral da Diocese de Caxias do Sul (2011-2016). Desde fevereiro de 2015 era o pároco da Paróquia São Pio X, em Caxias do Sul.
Ao longo de 43 anos de vida sacerdotal, padre Izidoro nos deixa um profundo testemunho de fé e serviço ao Povo de Deus. Em preces, suplicamos ao Bom Pastor que acolha em seu Reino Eterno este nosso irmão e lhe conceda a plenitude da vida.
Central de Jornalismo Difusora
Foto: Diocese de Caxias do Sul
(KPJ)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor