Uma saúde de qualidade e para todos é um dos objetivos do governo municipal, e com esse propósito, desde 2021 Bento Gonçalves conta com um espaço da saúde voltado para a recuperação de pacientes com dores crônicas musculoesqueléticas ou que se recuperam de alguma fratura ou contusão muscular. É o Laboratório da Dor, que conta com uma equipe composta por quatro fisioterapeutas, além de estagiários de fisioterapia.
No último ano foram realizados 5458 atendimentos, e iniciado o tratamento de pelo menos, 406 pacientes. Todos eles chegam com encaminhamento médico escrito para a realização da fisioterapia. A equipe realiza, em média, 450 atendimentos ao mês. Dentre as técnicas realizadas no Laboratório da Dor, estão: quiropraxia, terapia manual, auriculoterapia, acupuntura, cinesioterapia, pilates e educação em dor.
A fisioterapeuta Jéssica Maier atua no espaço e comentou sobre o trabalho realizado. “No Laboratório da Dor eu tenho autonomia para elencar os tratamentos e ajustar de acordo com as necessidades de cada paciente, além disso o ambiente, a estrutura e os equipamentos disponíveis são variados e dão condições para desenvolver um bom trabalho frente as demandas que chegam. Percebo que os pacientes se sentem acolhidos e mais receptivos ao tratamento através do movimento em um ambiente que foge ao convencional”.
Ainda conforme a fisioterapeuta “as dores crônicas musculoesqueléticas estão entre as principais causas de procura pelos serviços de saúde e afastamento do trabalho, além de reduzir a qualidade de vida e capacidade funcional e social da população. Dessa maneira o trabalho no local se mostra de grande importância”.
A secretária da Saúde Tatiane Misturini Fiorio também comentou sobre a importância do trabalho.
“O Laboratório da Dor é um projeto pioneiro, realizado num espaço importante do município. Sabemos que, principalmente, os pacientes da traumato ortopedia são quem tem uma maior dificuldade ao acesso a essa especialidade. Esse serviço vem para trabalhar uma melhora clínica dos pacientes, diminuindo a dor cronica, e por muitas vezes tirar essas pessoas da fila para realização de procedimentos cirúrgicos. É um trabalho de excelência e altamente qualificado oferecido pelo SUS de Bento Gonçalves”.
O cuidado com o paciente
Juliana dos Reis Pagnoncelli iniciou a sua segunda sessão de fisioterapia no pulso, após sofrer um acidente de trabalho. “Senti uma melhora significativa entre a primeira e a segunda sessão, graças ao cuidado desses profissionais. Eles fazem com que nos sentimos melhor e com a confiança de que vamos realmente melhorar. Para mim está sendo bem importante, uma experiência incrível mesmo”.
Gislaine Brasil Dutra, desde novembro, leva seu filho Yuri, de apenas 9 anos, para a realização de sessões de fisioterapia. O tratamento começou após um traumatologista fazer o encaminhamento médico para o local. “O meu filho deslocou o cotovelo, e de novembro para cá já fez 20 sessões. Hoje ele está bem melhor e já está sendo liberado das sessões”.
Os pacientes que necessitam do tratamento da fisioterapia podem solicitar o pedido através do encaminhamento médico pela rede municipal de saúde. O serviço é acessado através da busca ativa da Secretaria da Saúde, ou através de encaminhamento feito pelas unidades de saúde. O espaço está localizado na Rua Assis Brasil, 94.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor