Publicado o Listão do Vestibular UFRGS 2023

A UFRGS divulgou o Listão de classificados no Concurso Vestibular 2023. Os candidatos podem conferir a relação completa no site vestibular.ufrgs.br, onde está apresentada a posição geral. Os listados devem providenciar a documentação exigida para a ocupação da vaga de graduação, conforme a modalidade de ingresso. A documentação obrigatória, conforme o Edital e o Manual do Candidato, deve ser encaminhada, via Portal do Candidato, entre 9h do dia 31 de janeiro, terça-feira, e 23h59 de 6 de fevereiro, segunda-feira.

Candidatos não convocados no Listão devem ficar atentos aos chamamentos para vagas remanescentes, que começam a ser publicados a partir de 9 de fevereiro. Reforçando que, para o Vestibular UFRGS, não há necessidade de inscrição em lista de espera [veja mais no final deste texto]. A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) reforça, ainda, que os candidatos eliminados na fase de pré-classificação [os critérios estão no item 7 do Edital] não têm a sua Redação corrigida.

Acesse o Listão!

O Vestibular UFRGS 2023 teve 21.970 inscritos, com 43 locais de prova distribuídos em sete cidades: Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Tramandaí e Imbé. Nos dois dias de exames, 14 e 15 de janeiro, os candidatos responderam a um total de 135 questões objetivas e à prova de Redação. Foram oferecidas 4.008 vagas em 94 cursos de graduação.

A seguir, veja as orientações básicas dadas aos calouros.

Como funciona a primeira etapa da matrícula

O processo de matrícula de graduação na UFRGS é feito em duas etapas. A primeira fase é realizada com o envio dos documentos obrigatórios pelo Portal do Candidato. Entre os dias 31 de janeiro (a partir de 9 horas) e 6 de fevereiro (até as 23h59), os ingressantes anexam, nas abas correspondentes, toda a documentação exigida para a sua modalidade de ingresso, em forma de arquivos digitalizados [confira aqui um tutorial]. Esses arquivos devem estar legíveis, em boa qualidade, sem cortes ou rasuras, possuir no máximo 5 MB de tamanho e estar nos formatos .jpg, .jpeg ou .pdf. É possível utilizar scanner ou um telefone celular (com boa resolução de câmera) para as digitalizações.

Há um bloco de documentos que é obrigatório para TODOS os candidatos, independentemente da modalidade de ingresso. São eles:

  • Certificado de Conclusão e Histórico Escolar completo do Ensino Médio: os dois documentos podem estar em uma mesma folha, e o histórico precisa conter carga horária e componente curricular, ou seja, número de horas cursadas e descrição das disciplinas. Também é necessário que esteja assinado pela autoridade competente. Os documentos também são obrigatórios até para o candidato que já possui um curso superior. Em caso de candidato que tenha concluído o Ensino Médio no exterior, é necessária a apresentação de Declaração de Equivalência de Estudos.

Excepcionalmente, o candidato que concluiu o Ensino Médio no ano letivo de 2022 e que, no momento do envio da documentação, não tiver o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e/ou do Histórico Escolar completo do Ensino Médio deverá enviar, em caráter provisório, a Declaração Provisória sobre Conclusão do Ensino Médio, devidamente preenchida e assinada pela Instituição de Ensino em que concluiu o Ensino Médio, conforme o modelo disponível no Manual do Candidato. O candidato que postar a declaração provisória deverá enviar posteriormente, no Portal do Candidato, o Certificado de Conclusão e o Histórico Escolar do Ensino Médio. Durante a etapa de avaliação acadêmica, haverá a necessidade de complementar a informação, e o envio desses documentos deve ser feito dentro desse prazo.

  • Documento de identificação atualizado, que contenha fotografia clara do candidato e esteja em bom estado de conservação. Os órgãos expedidores validados estão descritos no edital do processo seletivo, mas são válidos RG, Carteira de Motorista (CNH), Carteira de Trabalho, Passaporte e documentos expedidos por Ordens e Conselhos Profissionais e Forças Armadas, entre outros. Documentos como TRI ou Carteira de Estudante, por exemplo, não são válidos nesse caso;
  • Declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior. Este formulário será preenchido digitalmente no Portal do Candidato. O participante que marcar que ocupa uma vaga em Instituição Pública de Ensino Superior neste formulário terá o prazo de até cinco dias úteis após a matrícula de calouros (segunda etapa) para se desvincular de um dos cursos.

Além desses documentos, aqueles que ingressam nas vagas de Ações Afirmativas (cotas – L1, L2, L3, L4, L9, L10, L13 e L14) devem enviar a documentação referente à sua modalidade de ingresso. Os documentos necessários para cada caso estão descritos no Editalno Manual do Candidato ou no Portal Ingresso. Desse grupo, os candidatos com verificação da autodeclaração racial (L2, L4, L10, L14) precisam acompanhar as convocações para a etapa presencial de verificação, que serão nos dias: 7 e 17 de fevereiro e dia 6 de março, podendo haver novas datas. O participante de ações afirmativas étnico-raciais deve acompanhar o site ufrgs.br/verificacaoautodeclaracao e comparecer na data para a qual for convocado.

Veja as respostas às principais dúvidas no Portal Ingresso

O ingressante deve ficar atento ao prazo informado para a postagem dos documentos no Portal do Candidato, pois o serviço de envio de documentação é interrompido às 23h59 (horário de Brasília) do dia 6 de fevereiro. O Portal do Candidato foi testado e homologado somente para uso nos navegadores Firefox e Chrome em computadores do tipo PC, não sendo recomendado o uso de celulares ou tablets para o envio da documentação. Ao finalizar o processo, com o envio para análise, o ingressante receberá um comprovante informando que o processo foi finalizado. O não envio dos documentos nesta etapa leva à perda da vaga.

Depois do envio de documentos

Após a confirmação do envio, o ingressante deve seguir acompanhando a análise da documentação pelo Portal do Candidato e se apresentar para a etapa definitiva de matrícula, às vésperas do início do semestre de ingresso. A homologação é comunicada por meio do próprio Portal do Candidato. segunda etapa de matrícula (matrícula de calouros) será realizada de acordo com o semestre de ingresso do candidato: entre 28 de abril e 2 de maio, para 2023/1; e nos dias 26 e 27 de setembro, para 2023/2. As demais datas, como o início das aulas, estão disponíveis no Calendário Acadêmico.

>>> Canais para o Atendimento de dúvidas <<<

Para auxílio no processo de envio, os candidatos podem procurar os atendimentos online ou presencial:

Contatos
– Sitehttps://www.ufrgs.br/ingresso
– E-mailingresso@ufrgs.br (respondido de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
– Telefone51.3308.4800 (segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
– Portal do Candidato: Tutorial para envio da documentação

O atendimento presencial para candidatos em processo de ingresso nos cursos de graduação da Universidade funciona das 9h às 17h (sem fechamento para almoço), de segunda a sexta-feira, no Anexo 1 da Reitoria, no Campus Centro, na Avenida Paulo Gama, 110, próximo à Sala Redenção – Cinema Universitário, em Porto Alegre. No local, os interessados podem conversar e tirar dúvidas sobre a documentação necessária para o ingresso.

Há ainda o atendimento virtual via MConf: https://mconf.ufrgs.br/webconf/atendimento-ingresso-renda-sala-1 nos seguintes dias e horários: segunda-feira e quarta-feira, das 14h às 17h; e terça-feira e quinta-feira, das 9h às 12h. Não é necessário agendamento.

Vagas remanescentes

Os candidatos aprovados e não selecionados no Listão continuam concorrendo às vagas remanescentes. Pelo Vestibular, não há necessidade de inscrição em lista de espera, pois todos aqueles que não foram eliminados (veja os critérios de eliminação no item 7 do  Edital) estão automaticamente aptos para os chamamentos seguintes. O ordenamento, com a classificação dos candidatos, será atualizado no site de Divulgação de Dados de Chamamentos.

As chamadas para as vagas remanescentes na UFRGS estão programadas para os dias 9 e 23 de fevereiro e 3 de março, com possibilidade de novas datas, de acordo com a disponibilidade de vagas. Os editais de chamamento serão publicados na página própria da Pró-Reitoria de Graduação, com divulgação no Portal da UFRGS. A Confirmação de Interesse poderá ser solicitada posteriormente, com andamento dos chamamentos.

Links importantes:

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA – UFRGS

(KPJ)

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