O Santuário de Caravaggio promoveu na noite deste sábado, 28, a quinta celebração preparatória a 123ª Romaria Votiva, acolhendo a Paróquia Santa Cruz, de Nova Milano, em Farroupilha. A missa foi presidida pelo administrador paroquial, Padre Paulo Salvi, juntamente com os sacerdotes do Santuário e do Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio. Neste domingo, 29, às 20 horas, a missa teve a presença da Paróquia Jesus Ressuscitado.
A programação da 123ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, celebrada no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, ocorre tradicionalmente no dia 2 de fevereiro e celebrará o trabalho dos agricultores e a devoção por Nossa Senhora de Caravaggio. A festa também lembrará a importância do cuidado com a água e as nascentes.
“Fonte viva e copiosa, rogai por nós” é o lema desta edição, que recorda a aparição na Itália e está representada em um dos novos vitrais do santuário. Ao todo, nove paróquias participaram da programação da 123ª Romaria Votiva.
A novena começa segue com celebrações que ocorrerão no Santuário e terão a participação de moradores de Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha.
O dia festivo (2 de fevereiro) contará com missas, récita do terço e a tão aguardada bênção das máquinas agrícolas.
PROGRAMAÇÃO
Missa ocorre às 20h no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio com a presença das comunidades:
6º dia – 29 de janeiro – Pa. Jesus Ressuscitado (Farroupilha)
7º dia – 30 de janeiro – Pa. N. Sra. do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira)
8º dia – 31 de janeiro – Pa. Jesus Bom Pastor (Farroupilha)
9º dia – 1º de fevereiro – Pa. Sagrado Coração de Jesus (Farroupilha)
Dia Festivo – 02 de Fevereiro
8h – Missa
10h – Missa Solene e bênção das máquinas agrícolas.
12h – Almoço Festivo
15h – Missa
17h – Missa
18h – Récita do Terço
História da Romaria Votiva
No final do século XIX, Farroupilha e região enfrentou uma grande estiagem. Já eram cerca de seis meses que não chovia. No dia 02 de fevereiro de 1899, realizou-se uma procissão para implorar a graça da chuva. Agricultores de várias comunidades vizinhas se dirigiram à Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora. No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva. É assim denominada a festa ou romaria votiva, que ocorre anualmente no dia 02 de fevereiro.
Fonte: Santuário de Caravaggio / Comunicação
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor