Candidatas podem confirmar participação até dia 24 de fevereiro por meio do site do evento
Uma das mais simbólicas tradições da Festa Nacional do Vinho está prestes a ter um novo ciclo iniciado. As candidatas interessadas em fazerem parte da corte e, assim, serem os novos rostos da Fenavinho, podem fazer suas inscrições até o dia 24 de fevereiro por meio do site www.fenavinho.com.br, com o preenchimento da ficha de inscrição. Os nomes das futuras Imperatriz do Vinho e Damas de Honra da 18ª edição da festa serão conhecidos na noite de 1º de abril, quando ocorre a escolha, tendo como palco a Vila Típica da última Fenavinho, no Parque de Eventos.
Para fazer parte das postulantes ao reinado, no entanto, as meninas precisam cumprir alguns requisitos. Ser brasileira, ter idade entre 18 anos e 35 anos, morar em Bento Gonçalves há pelo menos dois anos e ter ensino médio completo são alguns deles. Ainda há um outro, tão ou mais importante que esses: a disponibilidade de tempo para encarar a maratona de divulgação do período pré-festa e estar à disposição dos compromissos durante o evento.
O próprio concurso já exigirá bastante das candidatas nesse sentido, tão logo seus nomes sejam homologados pela organização da escolha. Um calendário repleto de tarefas, com atividades preparatórias visando à preparação das candidatas para desempenharem as funções à frente da corte, será colocado em prática até a data da escolha. O cronograma inclui visitas a pontos turísticos, aulas de postura e lições sobre a história da Fenavinho, de Bento Gonçalves e da vitivinicultura local, entre outras situações.
Momentos preparatórios são essenciais
Vivenciar com intensidade e dedicação cada uma das etapas da escolha, aliás, é um dos conselhos da Imperatriz do Vinho da 17ª Fenavinho, Laís Dupont, para as futuras concorrentes. Para ela, as meninas precisam aproveitar o momento para trocar experiências e construir amizades, lembrando que o principal está no interior de cada uma. “Que não vejam a escolha da corte com o peso de um concurso, mas sim com a perspectiva de mergulhar na história de Bento Gonçalves e de poder se tornar dia após dia sua melhor versão. A autenticidade, os valores e o coração são as partes mais lindas de cada pessoa. E a meu ver, são esses os quesitos fundamentais que vão torná-las aptas a representar a festa mãe da nossa cidade que tanto amamos”, aconselha Laís.
Estar em sintonia com os momentos da pré-escolha também são as recomendações das duas Damas de Honra da última festa, Raiane Conci e Letícia Beliski. Raiane reforça que é preciso aproveitar a preparação, pois é um momento de conhecer pessoas, locais, histórias sobre o mundo do vinho e sobre a nossa cidade, bem como orientações importantíssimas para a trajetória do concurso. “Lembrem sempre de serem vocês mesmas! A Fenavinho é muito além de um mero concurso de beleza, como muitos erroneamente pensam. A Fenavinho é a festa mãe de Bento Gonçalves, uma importante parte da história e da cultura do nosso município, por isso tenham em mente que o foco de vocês deve ser resgatar e manter vivas tudo isso”, diz Raiane. Aprender com quem domina a história de Bento, da imigração e da vitivinicultura local também é destacado por Letícia. “Além disso, aproveitem para conhecer as outras meninas, que com certeza, lindas amizades irão surgir. Se preparem, estudem e se dediquem, para chegar no dia da escolha confiantes e poderem aproveitar a noite mais mágica de todas, com o coração leve de que deram o seu melhor. Independentemente do resultado, o conhecimento adquirido vai ficar com vocês e as amizades continuarão”, ensina Letícia.
Corte representou crescimento pessoal
Todos os momentos vivenciados pela tríade que ocupou a corte da 17ª Fenavinho compuseram um período de transformação pessoal para Laís, Raiane e Letícia.
A imperatriz os vê como um marco. “Esse título enriqueceu ainda mais meus valores como pessoa e me fez superar diversos desafios. Sem dúvidas existe uma Laís antes da Fenavinho, e uma Laís depois. Fico muito feliz e grata por tudo que eu vivi nesse período”.
Uma das damas, Raiane diz que a dedicação exclusiva com a festa representou um grande desafio que trouxe, na mesma proporção, grandes aprendizados. “Nessa experiência nós conhecemos novos lugares e pessoas que talvez não tivéssemos a oportunidade de conhecer caso não fôssemos soberanas, desenvolvemos muito da nossa comunicação e interação com o público e, acima de tudo aprendemos muito sobre humanidade, valores e pudemos mergulhar pela história e cultura de Bento Gonçalves. Tudo isso foi muito importante para nosso crescimento pessoal e profissional”. Sua colega de título, Letícia, acredita que os momentos de adversidades as engrandeceram como pessoas. “”Passamos por desafios que exigiram jogo de cintura para equilibrar a vida pessoal e o trabalho com a divulgação. Tivemos que aprender a dar entrevistas, saber como ia funcionar cada dia do evento e percebo que nos tornamos mulheres mais fortes e principalmente, autoconfiantes, com a certeza de que fizemos o nosso melhor para que o evento fosse um espetáculo para os visitantes. Fico muito grata pela oportunidade e por ter vivido a experiência de ser da corte da Fenavinho”.
Reconhecimento do público
A longa jornada pela qual as soberanas da Fenavinho passaram, dos momentos de preparação à noite da escolha, dos compromissos pré-evento ao incansável expediente na programação que antecedeu a festa e durante ela, exigiu da corte empenho extra. E, em cada dia que uma bolha no pé surgia ou o afastamento da família apertava, havia algo que as mantinha animadas no propósito de fazer a Fenavinho um acontecimento: o carinho e o reconhecimento do público.
A imperatriz conta que essa foi a melhor parte de seu reinado. “É indescritível o amor e admiração que recebemos de todo o público. Só quem já passou por outras cortes sabe o quanto isso nos dá forças e nos motiva a continuar cumprindo o nosso papel da melhor forma”, analisa Laís. Esse reconhecimento marcou sobremaneira os dias da corte e será levado na memória da imperatriz. “Jamais vou esquecer a felicidade das pessoas ao nos verem, todo o amor em cada abraço recebido e a pureza e brilho no olhar de cada criança. Eu e as meninas sempre ficávamos deslumbradas com o carinho das pessoas e procuramos sempre retribuí-las com toda a atenção e devido amor. Só tenho a agradecer profundamente a cada pessoa que nos parava nas ruas e durante a festa, o carinho de vocês foi o nosso combustível”, destaca.
Raiane também exalta a interação com o público na caminhada da corte. Em especial, a uma parcela desse público, as crianças. “O público foi excepcional conosco, fomos sempre bem recebidas, elogiadas e exaltadas como verdadeiras soberanas. As crianças, com certeza, foram a parte mais fofa e doce de toda a divulgação e da festa. Elas nos enxergam como verdadeiras princesas, nos deram um enorme carinho, muitos abraços e beijos, sonhando um dia em serem da “realeza” assim como nós”, diz. Letícia compartilha da opinião de Raiane. “O que mais me marcou foram as crianças. Muitas delas vivendo um sonho de conhecer uma “princesa”, nos abraçavam forte, davam beijos carinhosos com os olhinhos brilhando de felicidade. Esses momentos fazem o esforço valer a pena, afinal, a corte é o elo entre o evento e o público e tem um papel fundamental para o sucesso da festa”, destaca.
Esses momentos também foram oportunizados pela sintonia das soberanas. Não apenas delas com o público, mas entre elas, baseada na amizade desenvolvida entre Laís, Raiane e Letícia. “Hoje posso dizer que olho para trás e sinto muito orgulho da trajetória da nossa corte. A Rai e a Leti se tornaram minhas grandes amigas e fico muito grata por ter compartilhado todas as vivências e sentimentos com elas. Nossa união e parceria tornou tudo mais leve e divertido. E fico muito feliz em vermos o quanto evoluímos e todo o amor e doação que colocamos nesse título que nos foi dado”, diz Laís.
A 18ª Fenavinho será realizada entre os dias 8 e 18 de junho de 2023, no Parque de Eventos, conjuntamente com a realização da 31ª ExpoBento.
Serviço
O quê: inscrições para a escolha da corte da 18ª Fenavinho
Quando: de 24 de janeiro a 24 de fevereiro
Onde: www.fenavinho.com.br
Quanto: gratuito
Fonte: Exata Comunicação / Site do CIC-BG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor