Bento: funcionários da Secretaria de Saúde realizam mais de 6 mil horas de capacitação em 2022

Em 2022 o NUMESC realizou 880 horas de capacitação e computou 5.451 horas de capacitação externas, totalizando 6.331 horas
Durante o ano de 2022 o Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde de Bento Gonçalves (NUMESC/BG), setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde realizou 248 encontros de capacitações, num total de mais de 880 horas de capacitação, com 4.291 presenças e liberação de 4.224 certificações (sendo 3.556 certificados e 668 atestados para facilitadores ou palestrantes).

O tema ano trabalhado em 2022 foi Enfrentamento das Endemias e Pandemias, conforme consta no Plano Municipal de Saúde 2022-2025, com enfoque especiais sequelas da COVID, Saúde Mental, Tuberculose e Sífilis.

Desde 2010 o Setor já realizou ou auxiliou na organização de mais de 10 mil horas de capacitação, com a participação de 44.734 participantes.

Nos dois semestres de 2022, o NUMESC acompanhou 215 acadêmicos em 10 Instituições de Ensino da região, de estágio Curricular e Práticas Disciplinares das seguintes IES: UNICNEC Bento, UCS, Mutirão, FSG, Ulbra, Uniasselvi, SEG, Unisinos, IFRS e Lasalle.

Em relação ao último ano, o Numesc BG aumentou em mais de 60% suas horas de capacitação, relata a coordenadora do Numesc BG Núbia Beche Lopes, e retornou com 100% as atividades presenciais.

“Estamos muito felizes com a adesão dos funcionários da saúde às capacitações, bem como o interesse constante de atualização feita por eles. Bento está de parabéns pelo alto nível dos funcionários, muitos com mestrado e diversas especializações, mas sempre se atualizando e melhorando os indicadores e excelentes resultados que tem a saúde dos munícipes do município”.

A secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio destacou sobre a importância das capacitações.

“Nós entendemos que a qualificação dos profissionais da área é de extrema relevância para o atendimento da população. Quanto mais qualificadas, informadas e atualizadas as equipes estiverem, melhor a resolutividade e o atendimento dos pacientes. Por isso nos últimos anos a gente vem trabalhando com a parte de capacitação de todos os profissionais, desde os recepcionistas das unidades, equipes médicas, de transporte e enfermeiras. Desta forma, a gente consegue a cada dia ter atendimento mais qualificado para os nossos pacientes”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Secretaria de Saúde/Divulgação

error: Conteúdo Protegido