Ministério da Justiça notifica Americanas S.A. sobre crise de inconsistência contábil

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), notificou, nesta terça-feira (17/1), a Americanas S.A. para prestar esclarecimentos sobre a crise de inconsistências em lançamentos contábeis da empresa na dimensão de R$ 20 bilhões.

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, explica que a Secretaria busca entender os seguintes pontos: quais os impactos imediatos sobre os consumidores; quais os impactos a médio e longo prazo; e quais as políticas e canais de solução de eventuais conflitos para os consumidores.

Ainda de acordo com Wadih Damous, a Senacon cumpre o papel de monitorar condutas que possam caracterizar infrações às relações de consumo em repercussão nacional. Segundo ele, o objetivo da secretaria é garantir harmonia das relações entre empresa e consumidor, com base, principalmente, na defesa dos consumidores.

O prazo para resposta é de cinco dias úteis, contados a partir da data de recebimento da notificação. A varejista, dona das marcas Lojas Americanas, Americanas.com, Shoptime e Submarino, deverá encaminhar os esclarecimentos à Senacon, exclusivamente, via protocolo físico ou eletrônico. Caso a empresa não responda no prazo, a Senacon avaliará possíveis sanções.

 

Fonte: Ministério da Justiça

error: Conteúdo Protegido