Paige Thomas, presidente e CEO da Saks, falou que diante das dificuldades econômicas atuais, as marcas precisam se dedicar ainda mais para saber as preferências dos seus clientes e servi-los ainda melhor. “Os principais investimentos precisam ser direcionados ao atendimento e à atração de clientes”, afirmou. Ciência de dados no varejo foi o mote do painel de Jeff Jennette, CEO da Macy’s. “Estamos engajados em aumentar e qualificar as pessoas que trabalham com tratamento, análise e gestão de dados. Desta forma, o varejo tem uma grande vantagem competitiva.”
O painel com Jacob Hawkins, Chief Marketing da Forever 21, e Jacee Scoular, diretor de Brands da Hollister, teve como tema engajamento de clientes a partir da colaboração de marcas para criação de conteúdo. O coordenador de varejo do Sebrae, Fabiano Zortéa, que está acompanhando a comitiva gaúcha na NRF, trouxe alguns insights da palestra.
- Uma colaboração bem sucedida entre marcas para engajamento digital precisa partir de um cauteloso trabalho de harmonia e objetivos entre as marcas.
- Essa colaboração precisa partir do grupo de clientes que seja relevante para as duas marcas.
- Essa estratégia precisa ser aplicada nos canais físicos e digitais, para que o cliente possa ter a melhor experiência em diferentes jornadas. Perguntas como quem é o cliente e o que ele quer são o ponto de partida.
- Todos os investimentos para engajamento digital precisam considerar o grau que a ação elevará a marca, quantidade de cliques, visualizações e qual o impacto deste trabalho no fluxo das ações no número de clientes que visitam as lojas físicas.
“O futuro da loja física em uma era omnichannel” foi um painel de grande interesse do público participante. Dividida entre Matt Alexander, CEO da Neighborhoodgoods, Amanda Raposo, Chief Experience Officer da Camp, e Anna Harman, CEO da Studs, a palestra trouxe insights interessantes:
- O varejo precisa construir motivações para tirar as pessoas de casa, terem bons momentos na loja e, por consequência, comprarem algo.
- As pessoas querem e precisam se divertir. Assim, se quisermos fluxo, temos que fazer algo que melhore o dia das pessoas.
- As ações podem ser realizadas a partir do incentivo ao uso dos produtos.
- As empresas também precisam pensar em ensinar algo útil aos consumidores, como encontros com conteúdos relacionados aos produtos e parcerias com outras empresas.
Fonte e foto: Fecomércio – RS
Divulgação
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