Concurso envolveu mais de 4 mil pessoas trabalhando na aplicação dos testes para mais de 21 mil vestibulandos inscritos
Encerrado o segundo dia de provas do Vestibular 2023, os candidatos aguardam a divulgação do Listão, previsto para ocorrer até dia 30 de janeiro. Este ano, o vestibular da UFRGS teve 21.970 inscritos, realizando as provas em 43 locais, distribuídos em sete cidades: Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Tramandaí e Imbé. Nos dois dias de exames, os candidatos responderam a um total de 135 questões objetivas e à prova de Redação. Mais de 4 mil pessoas trabalham na coordenação, fiscalização, segurança e correção para viabilizar o concurso.
De acordo com o vice-pró-reitor de Graduação Leandro Raizer, que acompanhou o andamento das provas em diversos locais, a aplicação do Vestibular ocorreu com tranquilidade, sem registros de incidentes. “Nas visitas a vários desses locais, tivemos retornos bastante positivos da comunidade em relação a esse modelo que foi adotado de dois dias: pela redução da necessidade de deslocamento dos candidatos; e também pela questão do rigor das provas – que foi mantido mesmo com a diminuição do processo. Então, a avaliação nesse momento é bastante positiva”, comentou Raizer, destacando a dedicação do pessoal que trabalhou para a realização do exame.
A partir de agora, a Comissão Permanente de Seleção (Coperse) trabalha na correção das redações, visando à publicação do Listão. Como afirma a presidente da Coperse Lúcia Sá Rebello, os trabalhos necessários ao Vestibular não findam com o encerramento da aplicação das provas. “Há muitas atividades a serem realizadas até a divulgação dos classificados”, explica a presidente.
Correção da prova de Redação
No decorrer desta semana, o trabalho feito pela Coperse inicia uma segunda etapa, pois, após a aplicação das provas, a equipe se dedica à avaliação das redações. Para esse processo, ocorre a reunião da Coordenação da prova de Redação com os coordenadores de nove equipes de avaliação, que encaminham o tema da prova e analisam critérios a serem repassados aos 120 avaliadores. A atividade de correção da redação é executado de forma sintonizada com o que foi definido pelos coordenadores, a partir de uma amostragem de mais de 500 textos.
“Assim como é importante uma leitura atenta por parte do candidato para a realização de uma boa redação, da mesma forma é importante que todos os avaliadores compreendam o que foi solicitado e façam a leitura das redações de maneira afinada para que consigamos um processo avaliativo de qualidade”, afirma Lúcia Sá Rebello. Por essa razão, os textos são lidos e avaliados por dois professores diferentes, e, havendo uma diferença de mais de 2,5 pontos por texto, ele vai para uma terceira avaliação, para que se obtenha um resultado que reflita a realidade da nota.
Segundo dia do Vestibular
Os candidatos poderão consultar o gabarito preliminar do segundo dia de provas nesta segunda, às 9h, no site www.vestibular.ufrgs.br. No mesmo endereço, às 18h, está prevista a publicação das médias e abstenções do segundo dia de provas.
Fonte: UFRGS
Foto: Gustavo Diehl
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor