Com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”, a Campanha da Fraternidade 2023 incentiva as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus
A Diocese de Caxias do Sul, por meio de seu site e redes sociais, está reunindo e disponibilizando os conteúdos formativos preparados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Campanha da Fraternidade 2023. Com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”, a partir do Evangelho segundo Mateus, a CF inicia no dia 22 de fevereiro, quando a Igreja celebra a Quarta-feira de Cinzas e o início do Tempo da Quaresma.
A Campanha da Fraternidade 2023, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, incentiva as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus. No contexto diocesano, a coordenação de Pastoral está organizando um momento formativo para o mês de fevereiro e também estruturando propostas práticas para a ação pastoral nas diversas realidades da Diocese de Caxias do Sul.
Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).
A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.
A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres.
Fonte: Diocese de Caxias do Sul
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor