Os Filós da Vindima são a grande novidade da Capital do Vinho, Bento Gonçalves, que promove intensa programação dentro do “Bento em Vindima”, celebração que vai até 20 de março de 2023. Os Filós eram encontros promovidos pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram à Serra a partir de 1875, e que encontraram aqui uma terra para desbravar, poucos recursos, muito trabalho e uma vida dura.
Somente nas poucas horas de descanso, as famílias se reuniam com vizinhos, levavam comida e promoviam o filó, este encontro de troca de experiências que tem música, canto, brincadeiras, da polenta à oração – suporte da fé para os dias difíceis. Nesta primeira edição, o Filó da Vindima acontecerá na Via del Vino (centro de Bento Gonçalves), e será nos dias 19, 20, 26 e 27 de janeiro, a partir das 18h (nas quintas e sextas-feiras), e nos dias dias 21, 22, 28 e 29 de janeiro, a partir das 17h (sábados e domingos). Também, a prefeitura e o trade promovem o espetáculo e grande desfile alegórico “O mundo do vinho”, que acontecerá nos dias 19, 22, 26 e 29 de janeiro, às 20h, na Via del Vino. A programação completa está disponível em https://bento.tur.br/bento-em-vindima/.
É tempo de homenagear os imigrantes italianos que com tanta dedicação criaram um legado na elaboração dos vinhos e, posteriormente, no Enoturismo. Por isso, o município de Garibaldi proporciona para a comunidade local e turistas atividades e experiências que engrandecem o trabalho de um ano inteiro do setor vitivinícola, trazendo a colheita da uva como destaque. O “Veraneio da Vindima” acontecerá até março de 2023 e terá na programação mais de vinte atrações, entre elas pisa da uva, piqueniques, degustações simples e guiadas, jantar harmonizado, Rally da Vindima, festa da vindima no interior, passeios de Tim-Tim e venda de Limoncello. Nesta edição, a Abertura do “Veraneio da Vindima” ocorrerá na Estrada do Sabor, no interior do município – é aberto ao público e será no dia 20 de janeiro, a partir das 17h30. O músico Valmor Marasca fará a alegria dos presentes. Já, às 19h, haverá um coquetel por adesão. Os ingressos para o coquetel podem ser adquiridos antecipadamente através do número (54) 99121-1040. A programação com detalhes está descrita em https://turismo.garibaldi.rs.gov.br/eventos/veraneio-da-vindima-2023.
Em Farroupilha, dia 21 de janeiro, a propriedade De Lucca, Casarão do Noé, promove um evento em celebração à Vindima. Haverá merendim (lanche caseiro que conta com pão colonial, queijo, salame, bolos, geleias e mais), além de cantos italianos com coral local.
Flores da Cunha, o maior produtor de uvas e vinhos do Brasil, promove, de 20 de janeiro a 21 de março, o evento “É Tempo de Vindima”. Diversas atividades acolhedoras são oferecidas aos turistas que desejam conhecer melhor a cultura italiana, o cultivo da uva e o processo de fabricação de vinhos e espumantes. Entre as principais atrações, destacam-se a visitação às vinícolas do município, passeios nos empreendimentos com enfoque no turismo rural, além de oficinas gratuitas voltadas à gastronomia, à cultura italiana e aos costumes da Região Uva e Vinho. A programação completa pode ser visualizada em https://www.turismoflores.com.br/eventos/e-tempo-de-vindima-2.
No dia 04 de março, o município de Pinto Bandeira recebe a Festa da Vindima, evento promovido pela Associação Dos Produtores De Vinho De Pinto Bandeira (Asprovinho) e realizado nos vinhedos da associada Vinícola Aurora. O ambiente contará com música ao vivo em meio a uma paisagem encantadora de vinhedos, rodeado por um lago e ar puro, sendo perfeito para relaxar e curtir com a família e amigos. Os visitantes poderão adquirir os ingressos na plataforma winelocals.com e no dia do evento irão degustar espumantes de quatro vinícolas.
Também em Pinto Bandeira, a Don Giovanni celebra a vindima com programação prevista para ocorrer entre os dias 10 de janeiro e 05 de março. A programação, que celebra a cultura da uva e do vinho conforme os colonizadores trouxeram para a região alguns séculos atrás, estará disponível em dois horários, às 10h e às 15h, sendo que cada um deles possui uma programação diferente. Informações podem ser solicitadas no instagram.com/vinicoladongiovanni/ e (54) 3455-6293.
Empreendedores de Monte Belo do Sul promovem o “Andiamo alla Vendemmia”, evento que acontecerá apenas nos finais de semana de 04 de fevereiro a 05 de março, para grupos de, no mínimo, 10 pessoas. O encontro terá pisa da uva, passeio de carretão, apresentação artística típica, mesa de banquete colonial, degustação e muita diversão. Na chegada, cada participante ganhará um kit com chapéu, taça e mimos. O evento acontecerá na Comunidade 80 da Leopoldina e é promovido pelo Bello Sapore, Família Somacal e Vinícola Calza, também conta com apoio da Prefeitura Municipal. Informações no (54)3450-0030 e (54)99106-3318.
Em Nova Prata, nos dias 28 e 29 de janeiro, a Festa da Vindima acontecerá na Praça da Bandeira a partir das 16h, com a comercialização de uvas, vinho doce, suco de uva, chimias, frutas da época, pão caseiro, grostolli, capelleti, torresmo, biscoitos coloniais, artesanato, entre outros. O diferencial da festa será as experiências que serão proporcionadas aos visitantes: pisa da uva, produção de torresmo, pão, chimia, grostolli e capeletti, além do artesanato em palha de trigo, a “dressa”. Haverá também jogos e brincadeiras coloniais durante todo o evento: jogo de bisca, jogo de mora, bocha ao cepo, debulhar milho, corrida da cariola, além de diversas atrações no palco, como corais italianos.
A Vinícola De Bastiani de Nova Roma do Sul – RS, está num lugar encantado, com fortes raízes italianas e está pronta para encantar os visitantes com belas paisagens. Este ano, promove o “Passeio da Vindima”, que compreende visita ao centro histórico, colheita e pisa das uvas, almoço típico, passeio de trator pela vinícola e música ao vivo com gaiteiro. Os atendimentos são feitos sob reserva, no (54) 99995-5778.
Muito tradicional em Veranópolis, a Feira do Vinho Doce inicia na manhã do sábado (21), sempre ao ar livre, e é realizada na Praça XV de Novembro. Além do vinho doce, que é um resgate às origens em tempo de Vindima, a feira oferece produtos coloniais, peças de artesanatos, uvas, mel, hortaliças e, claro, tudo de produção local e artesanal. Já, de 28 de fevereiro a 03 de março, Veranópolis promove a Feira de Uvas de Mesa – Cultivo Protegido, das 16h às 19h, na Praça XV de Novembro. O objetivo é valorizar a produção local e permitir o contato direto com o produtor rural que investiu neste sistema em que as plantas não sofrem estresses climáticos, como o excesso de chuva e granizo, por exemplo.
No município de Vila Flores, nos sábados de 21 de janeiro a 04 de março, a Vila Capuchinhos Complexo Turístico estará promovendo a Santa Vindima, uma experiência cultural e gastronômica que convida para celebrar a colheita dos frutos da safra da uva, com muita comida típica e produtos coloniais. Reservas devem ser feitas antecipadamente pelo número (54) 3447-4700. A venda de uvas finas de mesa também será feita a partir de fevereiro, na propriedade de Egídio Moreto, localizada próximo à Tenda da Amizade de Vila Flores.
Fonte: SENE Comunica
Foto: Prefeitura de Veranópolis
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves