Os candidatos aprovados em primeira chamada (Sorteio, Prova e EJA) que se autodeclararam pretos ou pardos, além de enviar a documentação para a matrícula via sistema, devem passar por uma comissão de heteroidentificação. A realização dessa etapa é presencial e vai ocorrer nos dias 11 e 12 de janeiro de 2023.
O horário e local em que o candidato deverá comparecer, está divulgado nas listas de heteroidentificação, na capa do site de ingresso, através do nome do seu campus e depois a forma de seleção em que está concorrendo, ou então pelo seu nome no buscador de resultados.
Como ocorre a verificação
No dia da verificação o candidato deverá comparecer com 30 minutos de antecedência do horário que foi agendado, tendo consigo um documento de identificação atualizado com foto. Lembre-se que não serão aceitos documentos danificados, vencidos ou com mais de dez anos de emissão.
O procedimento é rápido e simples, o estudante terá apenas de responder para a comissão como se autodeclara etnicamente. A comissão utilizará, exclusivamente, o conjunto de características físicas do candidato (critério fenótipo) para a verificação étnico-racial.
A aprovação (deferimento) da autodeclaração racial do candidato não garante a matrícula no IFRS, para isso é preciso seguir os demais procedimentos, conforme as orientações do edital. Mantenha-se atento aos prazos. Caso a autodeclaração não seja aceita (indeferida) e o candidato não concorde, poderá entrar com recurso.
Todas as datas e prazos estão disponíveis no cronograma.
Fonte: IFRS
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves